Condenado por estupros, Roger Abdelmassih é transferido do “presídio dos famosos” em SP

Foto: Agência Brasil
O ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a mais de 173 anos de prisão por estupro de pacientes, foi transferido da Penitenciária II de Tremembé para a Penitenciária II de Potim, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A mudança ocorreu no dia 19 de dezembro de 2025.
A transferência foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) nesta sexta-feira (23/1). O órgão não detalhou os motivos da remoção. Tremembé ficou nacionalmente conhecida por abrigar presos de grande repercussão, o que lhe rendeu o apelido de “presídio dos famosos”.
Abdelmassih foi condenado em 2010 e preso em 2014, no Paraguai, após permanecer foragido. Em determinado período, chegou a cumprir prisão domiciliar, benefício que acabou sendo revogado. Desde que retornou ao sistema prisional, em 2021, ele tenta novamente obter autorização para cumprir a pena fora do cárcere.
Leia mais:
PF prende mulher em flagrante com 2,7 kg de “cocaína preta” no Aeroporto Eduardo Gomes
A defesa do ex-médico argumenta que, aos 82 anos, ele enfrenta graves problemas de saúde, como cardiopatia isquêmica, hipertensão, insuficiência cardíaca e câncer de próstata, o que, segundo os advogados, representaria risco de morte na prisão. Um novo pedido de prisão domiciliar foi protocolado no fim do ano passado junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo.
Nesta quarta-feira (21/1), a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani determinou a realização de uma perícia médica para avaliar o estado clínico do detento. A data do exame ainda não foi definida.
A Penitenciária de Tremembé, desde 2002, concentrava presos considerados “especiais”, condenados por crimes de grande repercussão e que, em outras unidades, poderiam sofrer represálias. Nos últimos anos, parte desses detentos tem sido redistribuída para outros presídios do estado.
*Com informações do Estadão Conteúdo






