Uma comitiva formada por parlamentares e representantes de órgãos federais desembarcou em Atalaia do Norte (localizada a 1.136 km quilômetros de Manaus), nesta quinta-feira (30), e se reuniu com lideranças da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
O encontro ocorreu na sede da entidade, em meio ao apelo de ativistas e associações indígenas contra a insegurança na região, onde ocorreram os assassinatos de Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.
A zona rural do município, especialmente a área que abrange a Terra Indígena Vale do Javari e as comunidades ribeirinhas das imediações, é marcada por tensões ligadas a invasões em terras indígenas, tráfico de drogas, desmatamento e garimpo ilegal.
Leia mais:
Polícia faz reconstituição dos assassinatos de Bruno e Dom em Atalaia do Norte
Bruno Pereira é velado e cremado em Pernambuco; Dom Philips será sepultado no Rio
Participam da visita os deputados federais Zé Ricardo (PT), Joênia Wapichana (Rede), Vivi Reis (PSOL), Rodrigo Agostinho (PSB), Erica Kokay (PT) e João Daniel (PT). Além dos senadores Eduardo Veloso (União), Leila do Volei (PDT), Fabiano Contarato (PT) e Randolfe Rodrigues (Rede).
Guilherme Martins, servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai), representante da família de Bruno Araújo, também faz parte do grupo.
Além realizar audiência com os indígenas, a comitiva deverá se reunir com os agentes de segurança e órgãos de fiscalização que atuam no local. Um relatório deverá ser produzido e encaminhado a órgãos como o Ministério Público.