Dom Raymundo Damasceno, de 88 anos, é um dos oito cardeais brasileiros que embarcaram para Roma nesta quinta-feira (24), para as cerimônias de despedida do Papa Francisco.
Cardeal pode receber votos
Dom Raymundo nasceu em Capela Nova, no Campo das Vertentes, e hoje, é Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Aparecida (SP). No Conclave, ele pode receber votos, mas não pode votar — já que tem 88 anos e a idade máxima para a participação é de 80.
À TV Integração, afiliada Globo, Raymundo falou sobre a expectativa para a escolha do novo pontífice. Mesmo com a expectativa dos brasileiros, o religioso afirmou que não há possibilidade de ser o novo papa.
“Não tenho condições pela idade. Normalmente, o papa precisa estar disposto física e mentalmente, com boa saúde, pois é uma missão exigente. Não é fácil”, disse o cardeal
Raymundo no Vaticano
Dom Raymundo participará do Colégio dos Cardeais no Vaticano, discutindo assuntos urgentes da Igreja, até a escolha do novo papa.

Cardeais brasileiros com direito ao voto
No Vaticano, sete cardeais brasileiros participarão da votação. Veja quem:
- Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.
- Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos.
- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos.
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos.
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos.
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.
Leia também:
Vaticano confirma: Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca
Veja quais autoridades mundiais vão ao funeral do Papa Francisco neste sábado (26/4)
Morte do papa
Um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, foram as causas da morte do Papa Francisco, informou nesta segunda-feira (21/4) o Vaticano.
O boletim médico do Vaticano foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.

Segundo a certidão médica que atestou a morte, o pontífice sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).
O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasia múltipla, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.
Veja abaixo:
Leia mais:
Velório do Papa Francisco terá duração de 9 dias; entenda os detalhes
Janja e Michelle Bolsonaro expressam condolências pela morte do Papa Francisco
Papa Francisco morre aos 88 anos; primeiro pontífice latino-americano
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda aos 88 anos. Ele passou 38 dias internado para tratar do seu quadro de pneumonia bilateral, e estava se recuperando.
Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013. Francisco ocupou por 12 anos o cargo máximo da Igreja Católica.
As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começam já nas próximas horas desta segunda-feira, segundo o Vaticano.
*Com informações de Vatican News.