O cantor de forró Gutto Xibatada morreu na última terça-feira (22/4), aos 39 anos, em Belém (PA), vítima de complicações causadas pela monkeypox (Mpox). A informação foi confirmada pela prefeitura da capital paraense apenas nesta sexta-feira (25/4).
Ver essa foto no Instagram
Natural da cidade, o artista buscou atendimento médico após retornar de viagens ao Rio de Janeiro e à Bahia. Ele deu entrada no hospital na manhã do dia 22, foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e faleceu por volta das 17h do mesmo dia.
Leia mais
WhatsApp ganha novo recurso para evitar compartilhamentos de conversas para aplicativos externos
Banda de rock “Titãs” lança clipe totalmente feito com Inteligência Artificial
Segundo relatos da irmã nas redes sociais, Gutto, que era asmático, já apresentava sintomas graves como perda de visão, fala e dificuldade de alimentação, além de complicações respiratórias.
Familiares alegam que houve falhas na assistência médica, como a ausência de monitores vitais devido à presença de bolhas no corpo, e falta de acompanhamento adequado.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que o cantor foi orientado a buscar uma unidade de referência após atendimento inicial, mas foi readmitido em estado grave no dia 22. A pasta declarou que todas as medidas clínicas foram tomadas, mas o paciente não resistiu. As causas da morte estão sob investigação da Vigilância Epidemiológica.