As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Cachaças do Brasil vão receber selo para garantir procedência e rastreabilidade

Novo selo contará com QR Code e tecnologia para aumentar segurança quanto à procedência do produto
13/10/25 às 14:34h
Cachaças do Brasil vão receber selo para garantir procedência e rastreabilidade

Foto: Divulgação/ANPAQ.

As cachaças de alambique produzidas no Brasil vão passar a ter um selo de origem e autenticidade para aumentar a rastreabilidade do produto. Será o selo de origem da cachaça de alambique, desenvolvido pela Associação Nacional da Cachaça de Alambique (Anpaq), que deve ser implementado no início de 2026.

Atualmente, já existe um selo em uso que atesta a origem das bebidas, mas a ideia da Anpaq é que, com a nova versão, os consumidores possam ter ainda mais segurança na rastreabilidade do produto.

A tecnologia, já testada por alguns produtores, permite autenticação e rastreabilidade por meio de QR Codes, garantindo transparência sobre a origem, região, tradição e características de cada produto. A iniciativa conta com o apoio da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).


Leia mais:

Homem com intoxicação por metanol é salvo por tratamento com vodca russa

Operação “Zero Metanol” apreende 13 mil litros de bebidas em situação irregular em Manaus


A medida é uma resposta aos recentes casos de contaminação de bebidas por metanol. O Brasil tem 246 casos notificados de intoxicação por metanol, de acordo com informações do Ministério da Saúde em boletim publicado na sexta-feira-feira (10/10). Até o momento, 29 foram confirmados.

Em relação aos óbitos, 5 foram confirmados no estado de São Paulo e 12 seguem em investigação, sendo 1 no Ceará, 1 em Minas Gerais, 1 no Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco e 6 em São Paulo.

*Com informações de UOL e CNN Brasil