As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Brasil recebe 2,5 mil unidades de fomepizol, antídoto contra metanol

Fomepizol vai ser disponibilizado a vários estados e vai se somar ao etanol farmacêutico como antídoto para intoxicações
Brasil recebe 2,5 mil unidades de fomepizol, antídoto contra metanol

Fomepizol (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil).

O Ministério da Saúde recebeu na quinta-feira (9/10), no Aeroporto de Guarulhos–SP, uma remessa com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, usado no tratamento de pacientes com metanol no organismo. A intoxicação por metanol se tornou preocupação nacional após os recentes casos em vários estados, provenientes do consumo de bebida alcoólicas.

É a primeira remessa desse antídoto a chegar ao Brasil. Ao todo, 1,5 mil unidades já começam a ser distribuídas ainda hoje, sendo priorizado o estado de São Paulo, que registra o maior número de casos de intoxicação pela substância: O estado receberá 288 unidades do medicamento.

O restante do lote será destinado a outras localidades com ocorrências confirmadas: Pernambuco (68 unidades), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).

O envio vai continuar nos próximos dias e será estendido a todo o país, inclusive em locais sem casos comunicados às autoridades. A pasta ainda manterá mil ampolas de fomepizol guardadas em estoque. Os estados poderão solicitar unidades, de acordo com o surgimento ou alta de casos.


Leia mais:

Operação ‘Zero Metanol’ mira em distribuidoras de bebidas em Manaus

Antídoto contra intoxicação por metanol já está disponível em 9 estados; veja quais


A aquisição do lote foi realizada com a subsidiária de uma companhia japonesa. A compra foi viabilizada pelo Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O fomepizol é uma droga produzida em pouca quantidade, motivo pelo qual é rara em todo o mundo e é classificada como medicamento órfão. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde,  Mariângela Simão, o governo comprará 5 mil unidades adicionais que poderão servir por um prazo de dois anos, tendo em vista seu prazo de validade.

Além do fomepizol, outra substância capaz de reverter a intoxicação é o etanol farmacêutico, que pode ser administrado por equipes de saúde antes mesmo da confirmação do quadro por exame laboratorial. A pasta irá receber 12 mil ampolas desse tipo de antídoto como doação da empresa brasileira Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos. As unidades se somarão às 4,3 mil entregues aos estoques do SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Segundo o mais recente comunicado do Ministério da Saúde, foram confirmados, até agora, 24 casos de intoxicação por metanol por ingestão de bebidas adulteradas no Brasil. Cinco mortes foram confirmadas, todas no estado de São Paulo, com 11 casos em investigação (seis em São Paulo, uma em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco e uma na Paraíba).

*Com informações de Agência Brasil