As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Anvisa deve aprovar vacina contra dengue ainda em novembro

A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Butantan
07/11/25 às 20:07h
Anvisa deve aprovar vacina contra dengue ainda em novembro

(Foto: reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve decidir até o fim da próxima semana sobre a aprovação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (7/11) durante uma coletiva.

O diretor da agência, Daniel Pereira, disse que o imunizante está entre as prioridades da Anvisa. Ele contou que, na semana passada, especialistas externos participaram de uma reunião para tirar dúvidas técnicas. A previsão é que o parecer seja concluído ainda na primeira metade de novembro.

Pereira afirmou que a análise exigiu longas discussões técnicas e que, no momento, não há pedidos de outros laboratórios para registro de vacinas contra a doença.

Na mesma coletiva, a Anvisa explicou que pretende adotar ferramentas de inteligência artificial para acelerar a avaliação de medicamentos. A ideia é reduzir pela metade o tempo de análise.

Segundo o presidente da agência, Leandro Safatle, o número de pedidos de registro cresce cerca de 10% ao ano, e alguns processos demoram até três anos para serem concluídos. Ele ressaltou que outras agências reguladoras no mundo já usam IA para agilizar seus fluxos de trabalho.


Leia mais

Maior teia de aranha do mundo é encontrada em caverna na Grécia

Banda de metal carioca lança capa com arte baseada na foto da cabeça decepada de traficante


Hoje, a fila de análise da Anvisa inclui cerca de 1,1 mil medicamentos sintéticos e 100 produtos biológicos. A meta é que, até dezembro do ano que vem, todos os processos sigam o prazo legal de até um ano.

Safatle explicou que já existe uma equipe dedicada ao desenvolvimento de ferramentas de IA dentro da agência.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que está na África do Sul em agenda com países do G20, anunciou por vídeo um investimento de R$ 25 milhões para ajudar a Anvisa a ampliar o uso de inteligência artificial e acelerar os processos.

Segundo Padilha, a agilidade na aprovação é essencial para atrair investimentos e acelerar a chegada de novos medicamentos ao mercado brasileiro.

Ele também informou que foram firmadas parcerias com empresas da África do Sul e da Indonésia para ampliar a produção de vacina contra tuberculose no Brasil.

*Com informações da Agência Brasil.