As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Adélio Bispo, autor da facada em Bolsonaro, passa por exame psiquiátrico que pode colocá-lo em liberdade

Adélio tem quadro estável, mas não sabe de nada do que acontece fora do presídio
01/12/25 às 10:17h
Adélio Bispo, autor da facada em Bolsonaro, passa por exame psiquiátrico que pode colocá-lo em liberdade

Adélio Bispo de Oliveira (Foto: Divulgação).

Adélio Bispo de Oliveira, o homem que esfaqueou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018, foi submetido, nos últimos dias, a um exame psiquiátrico que irá avaliar se ele pode ou não ser colocado em liberdade. Ele está encarcerado desde que cometeu o crime, durante a campanha presidencial daquele ano.

Os laudos estão sendo elaborados por um perito oficial que esteve no Presídio Federal de Campo Grande para atestar as condições mentais de Adélio. Devido ao seu estado mental, ele foi declarado inimputável, e não é considerado condenado por nenhum crime.

O laudo não tem prazo para ser concluído devido a questões processuais, já que, apesar de ter sido considerado inimputável com base em laudos médicos, esses documentos atualmente não estão disponíveis para consulta. Os peritos que ajudam na condução da nova avaliação estão utilizando trechos do laudo que fundamentou a inimputabilidade, partes que constam na sentença proferida em maio de 2019.


Leia mais:

STF aceita denúncia e Eduardo Bolsonaro vira réu por coação

Advogado é morto a facada por cliente dentro do próprio escritório em MG


O quadro médico de Adélio é considerado estável, mas agentes do sistema prisional relatam que sua saúde mental se deteriorou ao longo dos anos de encarceramento. Segundo os servidores do presídio, ele não tem conhecimento de nada do que ocorre fora dos muros.

A avaliação desses agentes é que a possibilidade de saída de Adélio, que tem permanência garantida no sistema prisional até 2038, quando completará 60 anos, é remota. O entendimento é que os magistrados deverão mantê-lo recluso.

A Polícia Federal (PF) realizou duas investigações distintas sobre o atentado a Bolsonaro, e nas duas vezes concluiu que Adélio agiu sozinho.

*Com informações de Metrópoles