COP30: Em meio à crise diplomática, Alemanha vai destinar 1 bilhão de euros ao fundo de florestas

Marina Silva anuncia o aporte de 1 bilhão de euros para fundo de florestas, doados pela Alemanha. (Foto: reprodução/Bruno Peres/Agência Brasil)
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou durante a COP-30, nesta quarta-feira (19/11), que a Alemanha vai destinar 1 bilhão de euros para o fundo florestal internacional, voltado à preservação e recuperação de biomas estratégicos, como a Amazônia.
“Tivemos a alegria de que a Alemanha fez o anúncio de seu aporte da ordem de 1 bilhão de euros”, disse Marina.
O anúncio foi feito ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, reforçando o peso político da iniciativa e a intenção de ampliar o engajamento internacional no novo mecanismo.
MELHOR RESULTADO DE UMA COP | “Saio daqui certo de que os meus negociadores irão fazer o melhor resultado que uma COP já pôde oferecer”, afirmou @LulaOficial.
A ministra do @mmeioambiente, Marina Silva, noticiou que a Alemanha fez o anúncio de 1 bilhão de euros para o TFFF. pic.twitter.com/KV6hJ9z8Eu
— CanalGov (@canalgov) November 20, 2025
O aporte financeiro, segundo Marina Silva, reforça o compromisso global com a proteção das florestas tropicais e o combate às mudanças climáticas. O fundo florestal terá como foco projetos que promovam o manejo sustentável, a preservação da biodiversidade e o fortalecimento das comunidades locais que dependem desses ecossistemas.
Durante o evento, a ministra destacou que a contribuição alemã chega em um momento crucial, em que a pressão sobre os recursos naturais se intensifica. “Esse investimento é um passo fundamental para assegurar que as florestas continuem a desempenhar seu papel vital na regulação climática e na manutenção da vida no planeta”, afirmou.
O governo alemão já havia indicado apoio ao TFFF durante a Pré-COP, realizada entre 6 e 7 de novembro, mas ainda não tinha definido o montante. Na ocasião, o chanceler Friedrich Merz disse que o país faria uma contribuição “considerável”, repetindo a expressão ao reforçar o compromisso.
Críticas à cidade-sede da COP-30
O anúncio ocorre em meio a uma crise diplomática provocada pelo primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, que criticou Belém durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio no último dia 13. Na ocasião, ele comparou o Brasil com a Alemanha.
“Senhoras e senhores, vivemos em um dos países mais belos do mundo. Na semana passada, perguntei a alguns jornalistas que estavam comigo no Brasil: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram felizes por termos retornado à Alemanha daquele lugar que tínhamos acabado de visitar”, disse Merz.
Compromissos com a mitigação do desmatamento
A Alemanha é, ao lado da Noruega, um dos principais financiadores do Fundo Amazônia, reativado em 2023 após quatro anos de paralisação.
A iniciativa integra um conjunto de compromissos internacionais assumidos na COP-30, que busca ampliar as ações financeiras e técnicas para mitigar os efeitos do desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável em regiões florestais ao redor do mundo.






