Professores da rede pública estadual entraram em greve por tempo indeterminado no Amazonas, na manhã desta quarta-feira, 17. Houve uma manifestação da categoria na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e também protestos em municípios do interior do estado.
A manifestação na Aleam provocou grande retenção no trânsito da Avenida Mário Ypiranga, Zona Centro-Sul de Manaus, pois os professores bloquearam a via, no sentido Centro/bairro. Durante um ato, uma bomba de fumaça foi jogada sobre os professores.
Veja no vídeo abaixo:
Leia mais:
Justiça do AM suspende greve dos professores que iniciaria quarta, 17
Professores protestam por reajuste salarial em frente ao Governo do AM
Três homens dentro de um carro de cor preta foram presos pela Polícia por relação com a bomba. Eles não tiveram as identidades reveladas.
Ontem, a greve havia sido suspensa pela Justiça do Amazonas: o desembargador Jorge Chalub Pereira havia concordado com ação pública do Governo do estado e declarado a greve ilegítima. Porém, por ainda não ter sido notificado a respeito da decisão judicial, o Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas) decidiu por manter o início da paralisação para hoje.
Com a paralisação, parte dos alunos do estado está sem aulas.
A assessoria do Sinteam afirmou, neste começo de tarde, que vai acontecer uma reunião com a Comissão de Educação da Aleam, amanhã. Nesta reunião, será apresentada uma contra-proposta do Governo para o comando de greve. Até lá, a categoria permanecerá em greve.