Moradores da comunidade do Lago do Acajatuba procuraram a Rede Onda Digital em busca de ajuda contra incêndios que tem atingido o local e causado a morte de animais e a destruição da vegetação. A comunidade fica localizada no município de Iranduba, distante a 40,5 km da capital amazonense.
Conforme a informações de moradores, um incêndio de grandes proporções começou na semana passada e nesta segunda-feira (23/09), mais focos de chamas foram registrados.
Entre as principais preocupações estão a morte de animais queimados e a quantidade de fumaça inalada pela população que tem adoecido gradativamente. O primeiro incêndio registrado na região foi em 28 de agosto deste ano. Já o segundo aconteceu do dia 13 até o dia 16 de setembro, e agora o fogo retornou.
Leia mais:
Em Iranduba, bombeiros combatem mais de 300 focos de incêndio em 24 horas
Mais de 30 focos de incêndio foram registrados neste fim de semana em Iranduba
De acordo com Nilde, que trabalha no ramo de hotelaria, o fogo começou pelo Ariaú e chegou até a comunidade Pato e vem invadindo outras comunidades como Ubim e Tirica e está se aproximando da Reserva Terra Verde.
“Nós não temos logística, pois está muito seco e o fogo não se apaga e vai acabar invadindo várias comunidades e sítios, causando vários danos e matando vários bichos-preguiças, macacos, iguanas, cobras, porco-espinho. É muito triste ver nossas florestas morrendo“, disse à Rede Onda Digital.
Em fotos enviadas à reportagem é possível ver animais mortos carbonizados e moradores tentando apagar as chamas que tem se alastrado pela região. Até o exato momento o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) ainda não chegou a comunidade para apagar o incêndio.