Serafim Corrêa, ex-prefeito de Manaus e atual secretário da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Informação), foi convidado desta sexta do programa Meio Dia com Jefferson Coronel da Onda Digital. Ele fez um balanço sobre a situação econômica atual no estado, e da Zona Franca de Manaus.
Corrêa disse:
“Entendo assim, a ZFM vive um bom momento. Quando o Brasil vai bem, a ZFM vai bem. O mercado está aquecido. O Distrito tem faturado como nunca faturou, estamos quase chegando no recorde de 41 bilhões de dólares de faturamento, que ocorreu em 2011. O nível de emprego está bom: 123 mil empregos diretos. E apesar de todas as dificuldades que passamos, a arrecadação de ICMS do estado cresceu em 10 meses, quando comparado com o mesmo período de 2033, em 744 milhões de reais. Vamos chegar perto de uma arrecadação maior que em 2023, da ordem de 900 milhões de reais”.
Leia mais:
Senado vai analisar impacto da reforma tributária na Zona Franca de Manaus na próxima semana
PIB do AM cresce 5,29% no 2º trimestre deste ano
Ele também comentou sobre como as mais recentes tecnologias estão impactando sobre o Polo Industrial de Manaus. Serafim disse:
“Hoje, por força da indústria 4.0, exige-se pessoas mais qualificadas. Não existe mais aquela figura do apertador de parafusos. Para se trabalhar no Distrito hoje, tem que ter mínimas noções de informática e de inglês, senão a pessoa não consegue ler os manuais. E o trabalho mais pesado está sendo feito por robôs. Então, melhorou muito a qualidade do nosso capital humano. O mais importante de uma indústria é o seu capital humano. E contamos com o apoio das empresas nesse processo, para qualificar seus funcionários, às vezes até em outros países”.
A entrevista completa pode ser assistida abaixo:
Deixe seu comentário