Na manhã desta terça-feira, 6, uma grande explosão em uma balsa de garimpo registrou pelo menos uma morte até o momento, no município de Maraã (a 634 quilômetros a noroeste de Manaus). Segundo relatos, a balsa estava em um lago distante do município após ser incendiada durante operação de combate ao garimpo ilegal na região realizada por agentes da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo informações preliminares, um corpo foi encontrado e outros quatro estariam desaparecidos. Uma das vítimas teve o corpo queimado e foi encontrado partido em pedaços, segundo relatos de testemunhas.
De acordo com uma versão relatada por moradores, o motivo da explosão séria que, uma pessoa na balsa teria tentado manusear uma banana de dinamite, quando o artefato explodiu.
Leia mais:
VÍDEO: Bala de chumbinho atravessa proteção e atinge olho de mulher em arraial de Manaus
Moradores acusam os agentes da PF e do Ibama de deixar a bomba escondida para atingir garimpeiros. Em nota, o Ibama informou que não utiliza material explosivo como dinamites em operações.
“A operação realizada no município de Maraã, no Amazonas, foi concluída na última terça-feira (30/05). Vale afirmar que o acidente ocorreu 7 dias após a saída dos órgãos da região, no caso na data de hoje. Não houve destruição de dragas próximas a casas e comunidades”, destacou o Ibama.
Imagens mostraram o momento que as pessoas carregam as partes dos membros do corpo do homem durante resgate.
Assista:
A Polícia Federal também emitiu nota sobre o ocorrido:
” A Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas informa que tomou conhecimento da explosão de dragas em Maraã/AM. A PF vai prestar o apoio necessário para descobrir o que causou esse fato. A Corporação ainda esclarece que, no momento do ocorrido, não realizava nenhuma ação na região.”