A Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), foi inaugurada nesta quinta-feira (20), no autoritário Juíz Fausto Ferreira dos Reis para o recebimento de demandas relativas à violência de gênero na política, envolvendo candidatas ou eleitoras Amazonenses. O evento promovido pelo Grupo Gestor de Qualidade de Vida no Trabalho é alusivo ao Outubro Rosa.
O plano foi firmado em cerimônia realizada entre o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral dó Amazonas Desembargador Jorge Manoel Lopes Lins; a Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral do Amazonas Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis; a ouvidora da Mulher, juíza Lídia de Abreu Carvalho.
“A inauguração do posto da ouvidoria da mulher do TRE-AM coloca a mulher integrada e assegurando todos os direitos, conforme determina a constituição, todos são iguais perante a lei, independentemente de raça, gênero. Essa ouvidoria vem para que a mulher se sinta amparada e possa fazer as suas demandas, seus registros junto a este canal”, pontuou o desembargador Jorge Manoel Lopes Lins.
Já a juíza Lídia em seu discurso destacou que a Ouvidoria poderá receber demandas referente à violência aos direitos políticos, relacionado à igualdade de gênero e a participação feminina na política.
“Este é um canal para aproximar as mulheres a justiça eleitoral e garantir que os direitos políticos femininos possam ser garantidos”, disse.
A inauguração da Ouvidoria contou ainda com a participação de vários magistrados, parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e autoridades de representatividade feminina do Estado do Amazonas.