Quatro magistrados se inscreveram para disputar a eleição aos cargos diretivos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Os mandatos têm duração de dois anos, indo de 2 de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2026.
Para o cargo de presidente do TJAM no próximo biênio, apenas o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes formalizou inscrição. Ele é o atual corregedor-geral de Justiça do Amazonas.
Para o cargo de vice-presidente do Judiciário Estadual se inscreveram os desembargadores Airton Luís Corrêa Gentil, atual vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), e Cezar Luiz Bandiera, diretor da Escola Judicial (Ejud/TJAM).
O cargo de corregedor-geral de Justiça também terá somente um concorrente: o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos.
O Edital n.º 30/2024-PTJ, que tornou pública a convocação para as Eleições Gerais de escolha dos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (biênio 2025/2026), foi disponibilizado no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) de 25.07.2024.
Os magistrados interessados em apresentar suas candidaturas tiveram prazo de 15 dias para registrar suas inscrições.
A escolha dos novos dirigentes deve ocorrer, no mínimo, 60 dias antes do término do mandato da gestão atual, que será no dia 1º de janeiro de 2025. Mas a data da eleição ainda não foi anunciada pelo Plenário do Tribunal de Justiça do TJAM.
Leia mais:
TJAM anuncia 2° edição da ‘Semana Justiça pela Paz em Casa’, de 19 a 23 de agosto
TJAM suspende festividades pelo aniversário de Manacapuru por falta de segurança
Corte Eleitoral
Na mesma data em que convocou as Eleições Gerais para escolha dos dirigentes do TJAM para o biênio 2025/2026, a Presidência do Tribunal também publicou no DJe os Editais (28/2024-PTJ e 29/2024-PTJ) para o preenchimento de duas vagas para os cargos de membros titulares, na classe dos magistrados desembargadores, do Tribunal Regional Eleitoral.
A medida considerou o fim do biênio da gestão temporária de João Simões e Airton Gentil, respectivamente, como presidente e vice-presidente/corregedor da Corte Eleitoral, em 20/01/2025.
Para a vaga hoje ocupada por João Simões, apenas a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis se inscreveu.
Já para a vaga atualmente ocupada por Airton Gentil, inscreveram-se a desembargadora Nélia Caminha Jorge, presidente do TJAM, e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.
*Com informações da assessoria