Com 52,86% dos votos, a professora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), Tanara Lauschner, foi escolhida nesta segunda-feira (14/4) pela comunidade acadêmica para ocupar o cargo de reitora durante o quadriênio 2025-2029. Tanara, da chapa 57, venceu o segundo turno em uma disputa acirradíssima contra 47,14% dos votos da chapa 25 do candidato Professor Marcão.
A chapa vencedora ‘Mudança!’ trouxe a professora Tanara como candidata a reitora e o professor Geone Maia Corrêa como vice, recebeu 8.089 votos (sendo 966 votos de docentes; 483 votos dos técnicos-administrativos e 6.640 discentes).

Agora reitora, Tanara é graduada em Engenharia Elétrica pela Ufam, com mestrado em Ciência da Computação pela UFMG e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atualmente, é professora do Instituto de Computação (Icomp) da Ufam.
Seu vice-reitor, professor Geone Maia Corrêa é técnico em Química pela Escola Técnica Federal do Amazonas (Etfam), graduado em Licenciatura e possui mestrado em Química pela Ufam. Também possui doutorado em Química pela UFMG. Atualmente, é professor associado da Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet-Ufam).
Veja o momento do anúncio da chapa vencedora
A apuração dos votos foi conduzida por uma comissão formada por representantes da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Diretório Central dos Estudantes (DCE-Ufam), da Associação de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas da Ufam (APG) e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Ufam.
Leia mais:
MEC divulga resultados do SISU 2025 com um dia de atraso; veja a lista de aprovados na Ufam
Ufam apresenta pesquisas em evento internacional
No primeiro turno, em outra disputa acirrada com 0,05% dos votos de diferença, as chapas 25 com 33,27% e 57 que obteve 33,22% dos votos, avançaram na última segunda-feira (7/4), para o 2º turno da eleição que definiu o novo reitor e vice-reitor da Ufam. Além das que avançaram para o 2º turno, outras três chapas integraram a disputa.