O Conselho de Administração da Suframa (CAS) realizou, nesta terça-feira (23), sua 309ª Reunião Ordinária. O encontro, que aconteceu por meio de videoconferência, resultou na aprovação de 32 projetos e um investimento de aproximadamente R$ 280 milhões, o que deve gerar cerca de 638 novos empregos no estado.
A reunião foi presidida pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa e contou com a participação do novo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva. Também participaram do encontro o vice-governador do Amapá, Antonio Pinheiro Teles Júnior, do vice-prefeito de Boa Vista (RR), Cássio Gomes, e de demais representantes de órgãos governamentais e entidades de classe da área de atuação da Suframa, entre outros.
Na ocasião, foram aprovados projetos industriais, de serviços e agropecuários, sendo nove de implantação e 23 de diversificação e atualização que devem impactar de forma positiva a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Em seu pronunciamento inicial, o secretário-executivo Márcio Elias Rosa destacou a proximidade da assinatura do contrato de gestão entre o MDIC e a Organização Social (OS) que será responsável pela administração do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
“Estamos em festa com a possibilidade de escrever o contrato de gestão do CBA em pouquíssimo tempo, que vai significar uma grande melhoria na prestação de serviços do Centro de Bionegócios da Amazônia e que certamente nos reservará bons resultados em pesquisas, desenvolvimento e inovação com a biodiversidade”, ressaltou Rosa.
Leia também:
EXCLUSIVO: Bosco Saraiva fala sobre Suframa, “vamos modernizar a máquina”
Já o novo superintendente Bosco Saraiva reafirmou o compromisso com a premissa de melhorar o ambiente de negócios da região a partir de ações como a conquista da sonhada autonomia do CBA; a estruturação do modelo de governança, integridade e gestão de riscos da Suframa; os avanços na implementação de novos sistemas informatizados; e uma maior aproximação com os demais Estados da área de atuação da Autarquia (Acre, Rondônia, Roraima e Amapá).
“Nossa intenção maior é avançar na integração e no desenvolvimento regional e fortalecer verdadeiramente a atuação da Suframa, inclusive, com a divulgação da nossa cesta de incentivos fiscais em toda a região. Quero aqui reiterar minha satisfação de participar pela primeira vez da reunião deste colegiado e tenho certeza que as próximas reuniões também terão pleno sucesso, na gestão do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin”, afirmou Saraiva.