O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) anunciou na terça-feira (17/6) que, a partir de 23 de junho, o pagamento em dinheiro deixará de ser aceito nos acessos aos terminais e estações de ônibus de Manaus. Além disso, 14 linhas passarão a operar exclusivamente com pagamento digital.
A medida faz parte da digitalização do sistema de transporte, em cumprimento a um acordo com o Ministério Público para reforçar a segurança no transporte coletivo.
De acordo com o Sinetram, a mudança tem como principal objetivo reduzir assaltos e proteger os usuários do transporte coletivo.
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Como vai funcionar o acesso e pagamento?
O acesso aos terminais passará a ser feito apenas por meios eletrônicos:
- Cartão PassaFácil,
- QR Code gerado pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus Recarga”,
- Cartões bancários por aproximação — aceitos apenas nas catracas dos terminais.
E 14 linhas de ônibus também operarão exclusivamente com pagamento digital, são elas:
- 616
- 125
- 672
- 300
- 019
- 690
- 605
- 623
- 042
- 209
- 102
- 625
- 708
- A407
Como garantir acesso ao sistema?
Para facilitar a adaptação da população, o Sinetram ampliou o atendimento para emissão do Cartão PassaFácil na modalidade comum, sem necessidade de agendamento.
- Locais de atendimento para emissão do Cartão PassaFácil:
Sede do Sinetram (Av. Constantino Nery),
Shopping Phelippe Daou,
Terminal 7 (funcionamento das 7h às 16h45),
Demais terminais de integração (funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira). - Documentos necessários: RG e CPF.
- Custo da segunda via: R$ 20,00
Também é possível solicitar o cartão online, com entrega em casa ou retirada em terminal, por meio do Telegram. Além disso, haverá cartões pré-pagos disponíveis em pontos estratégicos e estações, com recarga instantânea e sem necessidade de cadastro.
Recarga em dinheiro
Mesmo com o fim do uso de dinheiro nos coletivos, será possível recarregar os cartões em terminais de autoatendimento com débito, crédito, Pix ou dinheiro. Esses totens estarão disponíveis em todas as estações e terminais, conforme o Sinetram.
O Cartão PassaFácil segue com o benefício da integração temporal: o usuário pode pegar dois ônibus em sequência, no mesmo sentido, sem pagar nova tarifa dentro do tempo estabelecido.
Fábio Byron, gerente do Sinetram, falou à Onda Digital sobre as mudanças no sistema de pagamento. Ele disse:
“Trata-se de TAC – Termo de Ajuste de Conduta – firmado entre o Ministério Público e as empresas de ônibus, para aumentar a segurança no nosso transporte coletivo. Então, estamos dando esse passo.
A partir de segunda, dia 23, só vão entrar no terminal os clientes que tiverem o Cartão Passa Fácil. Para os que não tiverem, podem baixar o aplicativo Cadê Meu Ônibus Recarga, para abastecer o valor e passar nos terminais e nos ônibus”.
Veja abaixo:
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