O Sindicato dos Metalúrgicos discutiu, nesta segunda-feira (3/02), com empresas de recursos humanos sobre a aplicação de direitos dos trabalhadores temporários das categorias metalúrgica, eletrônica e naval, de acordo com a nova cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Além de representantes do sindicato, empresas de mão de obra temporária tiveram voz na reunião de alinhamento das necessidades para o cumprimento da CCT. Foi reforçada a importância de assegurar os direitos trabalhistas dos funcionários temporários, que devem ter acesso aos mesmos benefícios dos trabalhadores efetivos, como assistência médica, creche e demais garantias previstas em lei.
O presidente Valdemir Santana destacou que o sindicato vai divulgar a lista das empresas que estão regularizadas e cumprindo as normas estabelecidas. “Qualquer empresa que não estiver dentro desse contexto estará irregular, e os trabalhadores devem ficar atentos”, alertou.
Leia mais:
Sindicatos e MPT lançam aplicativo para receber denúncias de assédio eleitoral no trabalho
Sindicato dos Rodoviários ensaia greve em Manaus; Prefeitura diz que garante pagamento do 13º
A partir dos acordoe firmados durante a reunião, o sindicato avança na defesa dos direitos dos trabalhadores temporários e no acesso a benefícios básicos. O sindicato seguirá monitorando as empresas para garantir o cumprimento das normas e a proteção dos trabalhadores.