Nesta segunda-feira, 16, a medição do Rio Negro feita no Porto de Manaus apontou o nível de 13,59 metros, superando a marca histórica de 2010 (13,63 metros) e oficialmente confirmando a maior seca já registrada no Amazonas em 120 anos de medição do nível do rio.
Nesta terça, 17, a nova medição feita no Porto de Manaus aponta a descida de mais 10 centímetros de um dia para o outro: No momento, o nível do Rio Negro está em 13,49 metros. Novo recorde.
Veja a medição oficial clicando aqui.
Leia mais:
Histórico: Seca do Rio Negro bate recorde com 13,59 cm e supera 2010
Seca histórica: 63 comunidades ribeirinhas de Manaus são afetadas
Pesquisadores e órgãos estaduais estão apontando que a tendência para as próximas semanas é de uma descida ainda maior para os rios amazônicos. Segundo a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), espera-se que o volume dos rios continue baixando até o final deste mês.
De acordo com pesquisadores do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) antigo CPRM, o Rio Negro deve se estabilizar e começar a voltar a subir apenas em novembro.
No momento, 50 dos 62 municípios do Amazonas estão em situação de emergência por causa da estiagem. O governador Wilson Lima decretou emergência no estado em 29 de setembro.