O Rio Negro atingiu um marco em sua história, nesta sexta-feira (04/10), ao registrar o nível mais baixo em 122 anos de medição. Com 12,66 metros, o rio ultrapassou o recorde anterior de 12,70 marcado no dia 26 de outubro de 2023, segundo os dados da medição do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O nível do rio já havia atingido 12,69 metros nesta quinta feira (03/10). O rio está baixando em média 19 centímetros por dia. A seca deste ano está mais severa e isso se reflete na antecedência da estiagem, que costuma acontecer anualmente nos meses de outubro
Leia mais
‘Lei seca’: venda e consumo de bebidas alcoólicas serão proibidos no domingo em Manaus
Operação estiagem: comunidades rurais afetadas pela vazante recebem ajuda humanitária em Manaus
De acordo com o SGB, as previsões indicam que o rio pode atingir nível abaixo de 12 metros nos próximos dias.
O governador Wilson Lima declarou situação de emergência para os 62 municípios amazonenses por conta dos efeitos da estiagem. No dia 5 de julho, ele já havia assinado o decreto de situação de emergência para 20 cidades e ampliou para mais 42, no dia 28 de agosto.
Desde o dia 11 de setembro, Manaus está em situação de emergência em razão da estiagem. De acordo com o Decreto nº 5.983, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), fica autorizada a adotar as medidas necessárias ao mapeamento dos riscos e minoração dos efeitos decorrentes da estiagem.