Ao todo, 68 pessoas foram resgatadas de alagamentos durante chuva desta terça-feira (04/03), em diversas áreas de Manaus.
O governo do Amazonas informou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuaram em diversos bairros de Manaus, no monitoramento e atendimento de ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra, ocasionados pela forte chuva que atingiu a capital do estado. As equipes ficaram de prontidão durante a madrugada de quarta-feira (05/03).
Leia mais:
Temporal em Manaus: Prefeitura registra 14 ocorrências em decorrência das chuvas
Bairros de Manaus ficam sem energia durante chuva neste carnaval
O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 190 chamados relacionados às fortes chuvas, entre alagamentos e deslizamentos de terra. As principais ocorrências foram registradas nos bairros da zona Leste. Entre eles Zumbi, Grande Vitória, Jorge Teixeira, e na região da Grande Circular. Também foram realizados atendimentos nos bairros Aparecida, Praça 14 e Centro.
Desabamento de terra atinge área comercial no Centro de Manaus, moradores relatam pessoas soterradas pic.twitter.com/X3qgfV57C4
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 4, 2025
Quase 70 pessoas resgatadas
Além do efetivo habitual da corporação, foram convocados cerca de 40 militares a mais para reforçar os atendimentos. Foram realizados 68 resgates de vítimas que estavam isoladas em razão de alagamentos. Durante a noite, as equipes do CBMAM seguiram atuando em todas as zonas da cidade. Entre os trabalhos estão as buscas por um homem, de 40 anos, que desapareceu em um igarapé no bairro Zumbi, zona leste.
A Defesa Civil, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), está monitorando as chuvas e os riscos em várias localidades, repassando tais informações à Defesa Civil Municipal. Em caso de situações que ultrapassem a capacidade de resposta do município, a Defesa Civil poderá ser acionada para fornecer apoio logístico e operacional, coordenar resgates, evacuações e realizar avaliações de danos.
Além disso, a Defesa Civil, juntamente com equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), também monitora e dá apoio aos atendimentos nas áreas de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), em que foram registrados pontos de alagamento. O Governo do Estado já reassentou, apenas nas áreas do Prosami+, mais de 1,3 mil famílias.