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Projeto “Música nas Escolas” leva inclusão social e arte a crianças especiais da rede pública de ensino do AM

Projeto realizou intervenções em 3 escolas de Manaus, com previsão de novas visitas no segundo semestre, trazendo alegria e música.

O projeto “Música nas Escolas” está apresentando a alunos especiais da rede pública de ensino de Manaus a alegria e os benefícios da execução musical. A iniciativa traz um quinteto de músicos-educadores, liderado pelo musicista, neuropsicopedadogo e pesquisador Abner Viana, e promoveu intervenções pedagógico-musicais em três escolas de educação especial na capital amazonense.

O projeto de Viana surgiu a partir de pesquisas acadêmicas sobre estratégias de ensino e soluções de aprendizagem com o auxílio da neurociência, que o levaram a empregar um método que utiliza a música como veículo para o ensino e a inclusão.

Em cada intervenção, o musicista e sua equipe levam instrumentos musicais à sala de aula, tocando peças que estimulam a interação dos alunos, além de convidar os próprios estudantes a se aventurar na improvisação musical. O resultado um grande diálogo baseado na música, que possibilita aos jovens formas de expressão através da arte. Viana diz:

“Com essa metodologia, nós conseguimos ofertar os benefícios da música para crianças e adolescentes portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista), síndrome de Down, deficientes visuais, surdos e com habilidades especiais”.

Projeto Música nas Escolas em ação (Foto: Divulgação).

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A primeira edição do “Música nas escolas” aconteceu em 2023. Para este ano, o quinteto realizou intervenções em três instituições de ensino da Zona Centro-Sul de Manaus, nos meses de março, abril e maio: a Escola Estadual (EE) Augusto Carneiro dos Santos, no Centro da cidade, voltada a estudantes com deficiência auditiva, surdos e surdocegos; EE Manoel Marçal de Araújo, na Cachoeirinha, para estudantes com deficiências múltiplas, autismo e paralisia cerebral; e EE Diofanto Vieira Monteiro, que atende alunos com deficiência intelectual, síndrome de Down e autismo.

Viana completou:

“As intervenções pedagógico-musicais do projeto são pensadas de forma específica para cada escola onde ele é executado, levando em consideração as necessidades dos alunos de cada instituição. Para tanto, os músicos-educadores do quinteto atuam em estreita cooperação com os gestores e profissionais dessas escolas. Também agregamos os pais e responsáveis dos alunos, criando diálogos e compreensões para que o processo de fruição musical possa alcançar resultados positivos e coesos, além de propiciar experiências transformadoras de vida para todos os envolvidos”.

Além das intervenções, o projeto “Música nas escolas” também incluiu a realização de seminários de capacitação e reflexão de práticas pedagógicas em duas das três escolas participantes. Todas essas ações serão transformadas em registros audiovisuais, para incentivar outros profissionais de música e educação do Amazonas a criar projetos de educação musical inclusiva.

Os registros ficarão disponíveis nas plataformas de streaming de Abner Viana: o canal WindsAvner no YouTube, o perfil @windsavner no Instagram e a fanpage Abner Viana no Facebook. O primeiro vídeo sobre o projeto “Música nas escolas” será disponibilizado no dia 14/7, domingo, às 10h da manhã.

Para o segundo semestre, novas intervenções em escolas já estão previstas.

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Em cada intervenção, o musicista e sua equipe levam instrumentos musicais à sala de aula, tocando peças que estimulam a interação dos alunos, além de convidar os próprios estudantes a se aventurar na improvisação musical. O resultado um grande diálogo baseado na música, que possibilita aos jovens formas de expressão através da arte. Viana diz:

“Com essa metodologia, nós conseguimos ofertar os benefícios da música para crianças e adolescentes portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista), síndrome de Down, deficientes visuais, surdos e com habilidades especiais”.

Projeto Música nas Escolas em ação (Foto: Divulgação).

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Viana completou:

“As intervenções pedagógico-musicais do projeto são pensadas de forma específica para cada escola onde ele é executado, levando em consideração as necessidades dos alunos de cada instituição. Para tanto, os músicos-educadores do quinteto atuam em estreita cooperação com os gestores e profissionais dessas escolas. Também agregamos os pais e responsáveis dos alunos, criando diálogos e compreensões para que o processo de fruição musical possa alcançar resultados positivos e coesos, além de propiciar experiências transformadoras de vida para todos os envolvidos”.

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Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

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