O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) lançou na Assembleia Legislativa (Aleam), nesta quarta, 7, a campanha “Dialoga, Governador”, visando solicitar conversa com o governador do estado, Wilson Lima (União Brasil). Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial.
O objetivo da ação é pedir ajuda dos deputados estaduais para intermediarem a abertura de uma mesa de negociação com o governo do estado.
Leia mais:
Wilson Lima lança campanha Março Lilás de prevenção a câncer do útero
Professores fazem manifestação em frente à sede do Governo do AM
A categoria reivindica, entre outras pautas, um reajuste salarial de 25%. Segundo o sindicato, a data-base venceu no dia 1º de março e nenhum reajuste foi concedido, aumentando assim a defasagem salarial, e o governo não pagou o valor retroativo das datas-bases de 2020 e de 2021.
O presidente da Comissão de Educação da Aleam, deputado Cabo Maciel (PL), recebeu os professores e falou à Onda Digital sobre a possibilidade de encontro da categoria com o governo:
“Essa categoria contribui muito para o Amazonas. Estou assumindo essa comissão nova na casa, mas tive o cuidado de recepcionar o sindicato, e na nossa conversa recebemos as suas pautas. O objetivo é fazer o estreitamento dos sindicatos e associações com o governo do estado. Está pré-agendada uma reunião com o Secretário Geral do Governo para amanhã, para levarmos ao Palácio do Governo as reivindicações da categoria”.
A única reunião entre o Sinteam e o governador Wilson Lima aconteceu em 2019, durante uma das maiores greves da rede estadual.