As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Polinizadores são essenciais para agricultura do Amazonas, atesta nova pesquisa

Polinizadores são essenciais para agricultura do Amazonas, atesta nova pesquisa

Produção de tucumã na Amazônia depende totalmente da ação de polinizadores, no caso animais roedores da floresta (Reprodução-Internet)

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o sucesso da agricultura do Amazonas é 23,54% dependente da ação dos chamados “polinizadores”, animais que fazem a disseminação e distribuição das sementes que vão gerar a produção de frutas, verduras e hortaliças.

Um dos principais produtos do extrativismo e um dos mais consumidos pelos amazonenses, o tucumã, depende quase que 100% da ação dos polinizadores. Em geral, são animais roedores que comem o caroço e após digerido, nas fezes dissemina pela floresta as novas árvores de tucumanzeiros.

Outro produto importante na mesa do amazonense e do brasileiro, o mel também é dependente da ação de polinizadores, no caso das abelhas, sendo s principais a jandaira e as africanizadas. Elas fertilizam as flores e depois produzem o mel.

Conforme o IBGE, é no extrativismo que está a maior contribuição dos polinizadores. O maior valor médio da contribuição deles está nessa atividade, 78,87%; seguido pela produção agrícola de culturas permanentes (38,71%) e pelas culturas temporárias (6,60%).


Saiba mais:

Débora Menezes sofre boicote e misoginia, afirma coronel Menezes

No dia do Curupira, bancada aprova flexibilizar licenciamento ambiental


Em toda a a Amazôia a contribuição total foi de 21,60% e a diferença percentual seguiu a mesma linha dos modos de produção do Amazonas, sendo maior a contribuição de polinizadores no extrativismo (81,05%), seguida pela produção agrícola de culturas permanentes (60,98%) e culturas temporárias (13,44%).

Estes dados estão no estudo experimental “Contribuição dos Polinizadores para as Produções Agrícola e Extrativista do Brasil 1981-2023”,” divulgado nesta sexta-feira (18-7)  pelo IBGE do Amazonas.

Conforme os analistas do estudo, “a polinização desempenha um papel crítico na manutenção de vegetais que são a base da cadeia alimentar dos ecossistemas terrestres, contribuindo para a estabilidade deles. Ela também é fundamental para a sustentabilidade de sistemas agrícolas e extrativistas“.

O que é polinização

A polinização é definida como a transferência do pólen entre as partes masculinas e femininas das flores, viabilizando a fertilização e reprodução, através da produção de frutos e sementes.

Ela pode ser mediada por agentes como a água, o vento, a gravidade (polinização abiótica) ou realizada por animas (polinização biótica). Dessa última, dependem quase 90% das plantas com flores do planeta e cerca de 75% das culturas agrícolas.