A Polícia Federal recebeu o voo vindo dos Estados Unidos com 88 brasileiros deportados, na noite de sexta-feira (24/1), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.
Segundo Polícia Federal os 88 brasileiros que estavam a bordo da aeronave norte-americana com outros deportados dos Estados Unidos chegaram a Manaus algemados.
A aeronave, que tinha como destino a cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, apresentou um problema técnico e teve que desembarcar os passageiros deportados.
Os brasileiros que chegaram algemados foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ordenou que a PF retirasse as algemas assim que eles chegassem ao Brasil. A Polícia Federal proibiu que os brasileiros deportados fossem novamente detidos pelas autoridades americanas.
Para o Ministério da Justiça, houve “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, diz a nota.
Leia mais:
FAB transportará deportados dos EUA de Manaus para o aeroporto de Confins
Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros.
Por determinação da Presidência da República, uma aeronave da Força Aérea Brasileira transportará os brasileiros para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado (25/1).
Os brasileiros serão acompanhados e protegidos pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros. A medida visa assegurar que os cidadãos possam completar a viagem com dignidade e segurança.