Com o Festival Folclórico de Parintins 2025 se aproximando, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, na manhã desta quinta-feira (24/04), a segunda reunião de planejamento estratégico para a operação integrada do evento. O encontro, promovido pela Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (Seagi), aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona sul de Manaus.
Representantes de mais de 60 órgãos das esferas estadual, federal e municipal participaram da reunião, que teve como foco o alinhamento das ações que serão executadas em Parintins — município localizado a 369 quilômetros da capital — durante os dias do festival. Entre os temas debatidos estavam a organização da mobilidade urbana, ordenamento de ambulantes, atendimento em saúde, economia e segurança pública.

De acordo com o tenente-coronel Alisson Botelho, do Departamento de Planejamento Integrado da Seagi, o trabalho conjunto entre os órgãos permite uma atuação mais eficiente e direcionada.
“Discutimos os pontos pendentes das reuniões anteriores, como o isolamento de perímetro e estratégias de conscientização da população local, reforçando que o bem-estar do povo de Parintins também é prioridade”, destacou.
Leia mais:
VÍDEO: Ataque russo com mísseis deixa 9 mortos e inúmeros feridos em Kiev
Show ‘Clássicos do Jazz’ homenageia os pioneiros do gênero no Teatro da Instalação
Além da segurança, o evento contará com apoio logístico para diversos setores. O diretor de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, José Luís de Almeida, afirmou que o público pode esperar um festival ainda mais grandioso que o do ano passado.
“Estamos preparando uma celebração à altura do que Parintins representa. Todos os órgãos estão comprometidos em oferecer infraestrutura, atrações e serviços de qualidade aos visitantes e moradores”, declarou.
A chamada “Operação Parintins 2025” reúne instituições como as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), o Juizado da Infância e Juventude Infracional, a Sejusc, o Detran-AM, Amazonas Energia e a Prefeitura de Parintins, entre outros.
O planejamento seguirá com novas reuniões até o período do festival, que marca um dos maiores eventos culturais do país, movimentando a economia da região e atraindo milhares de turistas à Ilha Tupinambarana.