O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) intensificou as ações da Operação Lei Seca – Carnaval 2025, com o objetivo de salvar vidas e reduzir o número de acidentes de trânsito provocados pela combinação de álcool e direção. A operação, que teve início na última quinta-feira (27/02), segue até a Quarta-Feira de Cinzas (5/03), com a presença de mais de 90 agentes de fiscalização posicionados em pontos estratégicos de Manaus.
Na noite de sexta-feira (28/02) e madrugada deste sábado (1º/03), a operação foi realizada na Avenida Torquato Tapajós, na zona norte da capital. O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, destacou a importância da mobilização: “Nosso objetivo é reduzir acidentes com vítimas lesionadas e fatais. A operação tem o propósito de salvar vidas”.

Fernandes ainda reforçou o apelo para que a população colabore: “Pedimos aos pais e familiares que orientem seus parentes. Se beberem, que utilizem aplicativos de transporte ou peguem carona com quem não consumiu álcool. Não permitam que saiam dirigindo alcoolizados”.
Leia mais
Confira bailinhos de carnaval para curtir durante fim de semana com a criançada em Manaus
VÍDEO: Repórter de afiliada da Globo leva spray de espuma no rosto e é roubado ao vivo
Além da fiscalização, a Gerência de Educação para o Trânsito também participa da ação distribuindo material educativo e promovendo campanhas de conscientização. Mitza Brasil, gerente do setor, explicou que a iniciativa busca reforçar a importância da segurança viária: “Carnaval é alegria e diversão, mas não podemos fazer parte de estatísticas negativas no trânsito. Se beber, não dirija”.

O coordenador geral de Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, ressaltou que as equipes estarão atuando até o fim do período carnavalesco. “O mais importante é que as pessoas se divirtam com responsabilidade. A segurança no trânsito é um dever de todos”, concluiu.
A Operação Lei Seca tem sido uma das principais estratégias do Detran-AM para reduzir o número de vítimas fatais e feridos durante festas e feriados prolongados, buscando garantir um trânsito mais seguro para a população.