Mesmo com o fim da campanha de vacinação contra a influenza na região Norte, que se encerra nesta sexta-feira (31/1), o Ministério da Saúde orienta que as doses que ainda estão disponíveis em estoque sejam aplicadas até julho deste ano. Quem ainda não se imunizou contra a gripe pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima para receber a vacina.
A campanha começou em setembro de 2024, iniciando nos estados da região Norte, incluindo Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a extensão do período de vacinação reflete o compromisso do governo em garantir o acesso à imunização e proteger a população contra doenças imunopreveníveis.
“A imunização é uma ferramenta essencial para salvar vidas e reduzir a pressão sobre o nosso sistema de saúde, especialmente em regiões com desafios específicos, como a Amazônia. Seguimos empenhados em fortalecer a cultura da vacinação, ampliando a cobertura vacinal e assegurando que todos os brasileiros estejam protegidos”, destaca.
Leia mais:
VÍDEO: Idosa leva chute de motorista de aplicativo em condomínio, no RJ
VÍDEO: “Deu pro meu marido”, diz mulher gravada espancando suposta amante, em SP
Desde 2023, a estratégia de imunização na região Norte passou para o segundo semestre, levando em consideração as particularidades climáticas da região já que, nessa época, durante o “Inverno Amazônico”, a circulação viral e a transmissão da gripe são mais frequentes.
A imunização contra a gripe é recomendada para toda a população não vacinada, a partir dos 6 meses de idade. A iniciativa considera a situação epidemiológica local, os estoques disponíveis e as estratégias definidas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A dose utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
*Com informações da Agência Brasil