Alunos da rede estadual de ensino do Amazonas que desejam solicitar a isenção, na taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, têm até o dia 28 de abril para realizar o procedimento. Para auxiliar os alunos no processo, equipes das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, criaram um cronograma de atendimento, para que os estudantes consigam fazer o cadastro na própria escola.
Na CDE 4, na zona oeste, os alunos do último ano do Ensino Médio da Escola Estadual (EE) Antônio da Encarnação Filho, localizada no Lírio do Vale, já realizaram as solicitações com apoio de dois assessores da coordenadoria. Na ocasião, a pedagoga Brenda Barreto visitou as nove turmas do Ensino Médio e três turmas da Educação de Jovens Adultos (EJA) para falar sobre o processo da isenção.
“A coordenadoria cedeu dois assessores, que estão na escola realizando esse auxílio aos alunos, para que eles consigam fazer tudo de maneira correta. É algo muito minucioso, precisa de dados como CPF e outras informações que talvez eles não conseguissem realizar em casa, por isso nós sugerimos a realização aqui na escola”, explicou a pedagoga.
Na escola, já foram realizadas mais de 50 solicitações de isenção. Importante destacar que a aprovação da solicitação de isenção não garante a inscrição no exame, a qual deve ser feita seguindo o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Leia mais:
Divulgado resultado final do concurso da PM no Amazonas; confira lista
Isenção de Taxa do Enem
Para solicitar isenção da taxa o participante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br). Para ser isento da taxa de inscrição é necessário:
– Estar cursando o último ano do Ensino Médio, em qualquer modalidade de ensino, em uma escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
– Ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
– Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.