Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

- Publicidade -
- Publicidade -

Crianças e adolescentes neurodivergentes são beneficiadas com projeto de arte visual em Manaus

Promover a expressão criativa através de pinturas inspiradas em paisagens da floresta amazônica e contribuir para a autoestima e o desenvolvimento emocional é a proposta do projeto “Floresta em Cores: arte inclusiva com pigmentos naturais da Amazônia”. A iniciativa beneficia crianças e adolescentes da Escola Estadual Manoel Marçal – Educação Especial, que atende alunos neurodivergentes em Manaus.

O projeto foi iniciado neste mês e é realizado pela artista visual Hadna Abreu, o músico e neuropsicopedagogo Abner Viana, e o produtor executivo Pablo Araújo. Além disso, tem parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio do Espaço Curupira, que busca promover a inclusão e acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

A iniciativa terá duração de três meses, período em que serão realizadas atividades lúdicas com foco em pintura para 100 crianças e adolescentes, com idades entre sete e 16 anos, todos com algum grau de neurodivergência. A referência para o desenvolvimento das obras será as paisagens, rios e árvores da floresta amazônica, com o uso de tintas orgânicas, não tóxicas e que simulam a vibrante biodiversidade regional, ressaltando a importância da conservação ambiental.

“Estou com muita expectativa para este trabalho. Ele traz dois mundos sensíveis. O primeiro é a floresta, e nós moramos no maior bioma do mundo: a Amazônia. O segundo, o dos PcDs, em sua maioria crianças autistas. Então, eles vão se cruzando de uma forma poética e cuidadosa, respeitando os limites de cada parte. Isso me deixa muito feliz de estar participando”, afirma Hadna Abreu, responsável pelo desenvolvimento e condução das atividades.


Leia mais

Ambiente bilíngue? 5 Dicas para ensinar inglês às crianças de forma natural e divertida

Jussara Pedroza: “Estamos em fase final de execução da obra do Centro Integrado de Proteção da Criança e do Adolescente”


Inicialmente, as oficinas de produção das tintas orgânicas ocorrerão a partir de técnicas tradicionais e sustentáveis, como fervura, maceração e trituração de folhas, frutos, sementes e solos. O momento será propício para conscientização ambiental e o incentivo à conexão com a natureza por meio da arte. Depois disso, nas sessões de pintura, os alunos terão a oportunidade de criar obras inspiradas em paisagens, árvores e rios da região.

Acessibilidade

Acessibilidade é um ponto-chave do projeto. Haverá adaptabilidade de técnicas de pintura, ferramentas e métodos de aplicação conforme as habilidades motoras de cada aluno, e contará com apoio de assistentes educacionais para que os estudantes expressem sua criatividade da melhor forma possível. “Isso garante que todos os participantes possam explorar a pintura de forma significativa e envolvente”, explica a artista visual.

Cláudia Figueiredo, professora da Escola Manuel Marçal, fala sobre o primeiro dia dos alunos em contato com os elementos da natureza. “O sensorial foi muito importante para nossas crianças. Elas sentiram um pouco do sensorial das texturas, das cores, do cheiro das plantas que foram trazidas para dentro da nossa escola, e fizeram várias pinturas. Elas gostaram muito dessa experiência”, conta a educadora.

Além disso, todos os momentos serão monitorados e orientados por Abner Viana, músico e psicopedagogo, visando uma melhor vivência artística. Ele compartilha um pouco mais sobre o primeiro dia de projeto.

“Tivemos uma interação super diversificada e criativa. Constatamos vários talentos entre os alunos, a interação entre a sensibilidade e os elementos da natureza – tintas, cores, texturas. Isso foi muito gratificante para nós, do projeto, estarmos conferindo e participando de ações como essa, que só tem a trazer enriquecimento emocional. Além de valorizar a produção de cada criança, de cada aluno, dentro da educação especial”, explica.

Sobre o projeto

O projeto “Floresta em Cores: arte inclusiva com pigmentos naturais da Amazônia” é contemplado pelo Edital nº 002/2024, da Prefeitura Municipal de Manaus, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

- Publicidade -
ICBEU - Art School

Promover a expressão criativa através de pinturas inspiradas em paisagens da floresta amazônica e contribuir para a autoestima e o desenvolvimento emocional é a proposta do projeto “Floresta em Cores: arte inclusiva com pigmentos naturais da Amazônia”. A iniciativa beneficia crianças e adolescentes da Escola Estadual Manoel Marçal – Educação Especial, que atende alunos neurodivergentes em Manaus.

O projeto foi iniciado neste mês e é realizado pela artista visual Hadna Abreu, o músico e neuropsicopedagogo Abner Viana, e o produtor executivo Pablo Araújo. Além disso, tem parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio do Espaço Curupira, que busca promover a inclusão e acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).

A iniciativa terá duração de três meses, período em que serão realizadas atividades lúdicas com foco em pintura para 100 crianças e adolescentes, com idades entre sete e 16 anos, todos com algum grau de neurodivergência. A referência para o desenvolvimento das obras será as paisagens, rios e árvores da floresta amazônica, com o uso de tintas orgânicas, não tóxicas e que simulam a vibrante biodiversidade regional, ressaltando a importância da conservação ambiental.

“Estou com muita expectativa para este trabalho. Ele traz dois mundos sensíveis. O primeiro é a floresta, e nós moramos no maior bioma do mundo: a Amazônia. O segundo, o dos PcDs, em sua maioria crianças autistas. Então, eles vão se cruzando de uma forma poética e cuidadosa, respeitando os limites de cada parte. Isso me deixa muito feliz de estar participando”, afirma Hadna Abreu, responsável pelo desenvolvimento e condução das atividades.


Leia mais

Ambiente bilíngue? 5 Dicas para ensinar inglês às crianças de forma natural e divertida

Jussara Pedroza: “Estamos em fase final de execução da obra do Centro Integrado de Proteção da Criança e do Adolescente”


Inicialmente, as oficinas de produção das tintas orgânicas ocorrerão a partir de técnicas tradicionais e sustentáveis, como fervura, maceração e trituração de folhas, frutos, sementes e solos. O momento será propício para conscientização ambiental e o incentivo à conexão com a natureza por meio da arte. Depois disso, nas sessões de pintura, os alunos terão a oportunidade de criar obras inspiradas em paisagens, árvores e rios da região.

Acessibilidade

Acessibilidade é um ponto-chave do projeto. Haverá adaptabilidade de técnicas de pintura, ferramentas e métodos de aplicação conforme as habilidades motoras de cada aluno, e contará com apoio de assistentes educacionais para que os estudantes expressem sua criatividade da melhor forma possível. “Isso garante que todos os participantes possam explorar a pintura de forma significativa e envolvente”, explica a artista visual.

Cláudia Figueiredo, professora da Escola Manuel Marçal, fala sobre o primeiro dia dos alunos em contato com os elementos da natureza. “O sensorial foi muito importante para nossas crianças. Elas sentiram um pouco do sensorial das texturas, das cores, do cheiro das plantas que foram trazidas para dentro da nossa escola, e fizeram várias pinturas. Elas gostaram muito dessa experiência”, conta a educadora.

Além disso, todos os momentos serão monitorados e orientados por Abner Viana, músico e psicopedagogo, visando uma melhor vivência artística. Ele compartilha um pouco mais sobre o primeiro dia de projeto.

“Tivemos uma interação super diversificada e criativa. Constatamos vários talentos entre os alunos, a interação entre a sensibilidade e os elementos da natureza – tintas, cores, texturas. Isso foi muito gratificante para nós, do projeto, estarmos conferindo e participando de ações como essa, que só tem a trazer enriquecimento emocional. Além de valorizar a produção de cada criança, de cada aluno, dentro da educação especial”, explica.

Sobre o projeto

O projeto “Floresta em Cores: arte inclusiva com pigmentos naturais da Amazônia” é contemplado pelo Edital nº 002/2024, da Prefeitura Municipal de Manaus, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

- Publicidade -
Temas:

Mais lidas

Fundação Dr. Thomas abre inscrições para curso gratuito de cuidador de idoso: saiba mais

São 100 vagas para nova edição do curso gratuito Cuidadoso, promovido pela Fundação Dr. Thomas

Motociclista fica gravemente ferido em acidente envolvendo carro elétrico em Manaus; vídeo

Um motociclista, ainda não identificado, ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo um carro elétrico, BYD, na manhã desta segunda-feira (07/07), na Avenida Guaruba,...
- Publicidade -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

Prefeitura de Manaus abre remanejamento de vagas para os programas Bolsa Idiomas e Pós-Graduação, nesta segunda (7)

Veja links para aproveitar remanejamento de vagas para os programas Bolsa Idiomas e Pós-Graduação

Motociclista derrapa em pista e é atingido por carro no Viaduto Rei Pelé

Um grave acidente envolvendo um carro e o motociclista ocorreu na noite deste domingo (6/7) no Viaduto Rei Pelé, localizado na Av. Autaz Mirin,...
- Publicidade -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

Manaus recebe primeira edição do “Arte no Busão” que transforma ônibus em galeria itinerante

A cidade de Manaus se prepara para viver uma nova forma de interação com a arte: a partir de agosto de 2025, os ônibus...

VÍDEO: Caminhão derruba pedras e causa transtorno a motoristas na Ponta Negra, em Manaus

Os motoristas enfrentaram dificuldades para trafegar pela rotatória da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, após um caminhão derrubar uma grande quantidade de...
- Publicidade -
ICBEU - Teatro
- Publicidade -
Leia também

Fundação Dr. Thomas abre inscrições para curso gratuito de cuidador de idoso: saiba mais

São 100 vagas para nova edição do curso gratuito Cuidadoso, promovido pela Fundação Dr. Thomas

Motociclista fica gravemente ferido em acidente envolvendo carro elétrico em Manaus; vídeo

Um motociclista, ainda não identificado, ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo um carro elétrico, BYD, na manhã desta segunda-feira (07/07), na Avenida Guaruba,...

Prefeitura de Manaus abre remanejamento de vagas para os programas Bolsa Idiomas e Pós-Graduação, nesta segunda (7)

Veja links para aproveitar remanejamento de vagas para os programas Bolsa Idiomas e Pós-Graduação

Motociclista derrapa em pista e é atingido por carro no Viaduto Rei Pelé

Um grave acidente envolvendo um carro e o motociclista ocorreu na noite deste domingo (6/7) no Viaduto Rei Pelé, localizado na Av. Autaz Mirin,...

Manaus recebe primeira edição do “Arte no Busão” que transforma ônibus em galeria itinerante

A cidade de Manaus se prepara para viver uma nova forma de interação com a arte: a partir de agosto de 2025, os ônibus...

VÍDEO: Caminhão derruba pedras e causa transtorno a motoristas na Ponta Negra, em Manaus

Os motoristas enfrentaram dificuldades para trafegar pela rotatória da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, após um caminhão derrubar uma grande quantidade de...
- Publicidade -