O município de Humaitá renovou a sua situação de calamidade pública devido à Covid-19 e voltou a exigir obrigatoriedade de máscaras para idosos acima de 70 anos e dentro das unidades básicas de saúde da cidade. A medida é por tempo indeterminado.
Além de Humaitá, os municípios de Rio Preto da Eva e Careiro da Várzea também adotaram a volta da obrigatoriedade da máscaras em algumas atividades.
Leia mais:
Amazonas volta à fase laranja devido à alta de casos de Covid-19
A Prefeitura de Humaitá também recomendou que a máscara seja usada em estabelecimentos fechados. Além disso, todos que quiserem ter acesso a prédios e repartições públicas precisarão usar a proteção. O decreto determina, ainda, que as atividades comerciais da cidade precisarão adotar o uso de máscaras para funcionários e clientes, além de fazer limpeza minuciosa diária para evitar a proliferação do vírus. Também será preciso ofertar álcool 70 para a higiene das pessoas.
Há alguns dias, o Amazonas regrediu à fase laranja da doença, com risco moderado de transmissão da Covid. Nos últimos dois dias, o estado registrou quase 2 mil novos casos de Covid.