Uma mulher confessou em depoimento a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) que incendiou na segunda-feira, 24, uma árvore, considerada centenária, no centro de Manaus.
De acordo com a PC-AM, a mulher, que não teve o seu nome divulgado, disse em depoimento que a intenção não era atear fogo na árvore, mas em uns papéis que estavam no canteiro construído ao redor. No entanto, o fogo se alastrou para o tronco da árvore.
“Na ocasião, a autora do fato foi identificada. Ela compareceu à Delegacia, prestou depoimento”, disse a PC-AM em nota.
A autora vai responder em liberdade pelo crime previsto no art. 49 da Lei de Crimes Ambientais.
Relembre o caso
O vídeo de uma árvore, considerada centenária, pegando fogo na Rua Ferreira Pena, entre a Avenida Ramos Ferreira e Rua Monsenhor Coutinho, no Centro de Manaus, circula nas redes sociais. No dia do incêndio, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.
Em nota a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), informou que fez vistoria no local e identificou a árvore que foi incendiada. A árvore é da espécie oitizeiro (Licania tomentosa).
A vistoria confirmou que o fogo atingiu desde a base do tronco até uma altura de cerca de 4 metros e não chegou a se alastrar e danificar a copa.
Leia mais:
Secretário da Semmas: “Flutuantes são parte da cultura, mas tem que haver controle”
“Prenúncio do futuro”: Julho de 2023 deve ser mês mais quente da história