O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), realizou na quarta-feira (9/4) inspeções em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes do município. As ações visam garantir a qualidade dos serviços prestados, assegurando um ambiente seguro, acolhedor e adequado ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
As instituições visitadas foram o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) Dona Bia e o Instituto de Valorização da Vida – Casa Esperança, que compõem a rede de acolhimento de Manacapuru.
Leia mais
Durante a visita, foram avaliadas as condições estruturais e de higiene dos espaços, além de aspectos relacionados à acessibilidade, alimentação, atendimento psicossocial e pedagógico. Também foi verificado que todas as crianças estão regularmente matriculadas em instituições de ensino e participam de atividades complementares, como reforço escolar, aulas de balé e violão.
As visitas ordinárias são realizadas semestralmente, mas o MPAM também realiza visitas extraordinárias sempre que necessário, como forma de assegurar a contínua proteção dos direitos da criança e do adolescente no município.