Mostra “Manaus Arte e Memória da Amazônia” celebra os 356 anos da cidade

O artista plástico Jandr Reis (Foto: Divulgação).
No aniversário de 356 anos de Manaus, o artista plástico Jandr Reis vai realizar a mostra coletiva Manaus Arte e Memória da Amazônia, programada para acontecer neste quinta (23/10), às 19h, no Centro Cultural Palácio da Justiça.
A exposição inédita é realizada pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e é composta pelo acervo pessoal de Reis, que conta com mais de 100 obras assinadas por 55 artistas, apresentando sua veia como colecionador em um gesto de responsabilidade histórica e de cuidado com a memória coletiva. Além das pinturas, a coletânea vai exibir também fotografias artísticas.
O artista plástico tem mais de 35 anos de carreira e é conhecido por suas obras que celebram a capital amazonense e interagem com cenários amazônicos e temas que tratam sobre a preservação ambiental.
Sobre a exposição e o ato de colecionar obras de arte como uma ferramenta para construir discussões sobre passado, futuro, presente e coletividade, ele diz:
“É fundamental reconhecer um aspecto muitas vezes ignorado: o fato de que o artista também atua como colecionador. Além disso, a exposição é uma forma de celebrar também a classe artística na arte visual”.
Leia mais:
Trânsito será alterado durante eventos do Aniversário de Manaus; veja mudanças
Descubra 3 alimentos “made in amazônia” comercializados em várias partes do mundo
De acordo com Jandr, a mostra coletiva Manaus: Arte e Memória da Amazônia, além de comemorar o aniversário de Manaus, é uma forma de propor um resgate e prestar uma homenagem à história de grandes nomes das artes visuais da cidade que deixaram seu legado em vida, bem como promover artistas mais contemporâneos que estão em atividade. Ele declarou:
“Eu gosto de fazer arte, de pintar, é o meu ofício, minha paixão, e gosto de viver rodeado de arte. E essa mostra, além de mostrar meu lado como artista e colecionador, demonstra também o carinho e a admiração pelos outros colegas que fazem arte”.
Artistas que compõem a Exposição
Afrânio de Castro, Andreia Hage, Anísio Mello, Arnaldo Garcez, Auxiliadora Zuazo, Bernadete Andrade, Braulio, Buy Chaves, Claudio Andrade, Di Miranda Edemberg, Eli Bacelar, Evanil Maciel, Francenildo Coutinho, Francimar Barbosa, Freire, Helen Rossy, Hélerson Maia, Homero AmazonasJáder Rezende, Jair Jacqmont, Jandr Reis,Josinaldo Mattos, José Stênio, Luiz Ferraz, Lula Sampaio, Magenta, Manaus Macaco, Manoel Borges,Manoel Santiago, Mario de Paula, Mario César Cruz Moacir Andrade, Novato, NoletoOlivença , Otôni Mesquita Oscar RamosPalhetta, Pietro Bruno, Raíz, Reinaldo Ferreira, Renato Araújo Rita Loureiro, Roberto Evangelista, Ronald Steverson, Roumen Koynov, Rubens Belém , Rui Machado, Sátiro Ferraz, Sérgio Cardoso,Turenko Beça, Van Pereira, Venino Aragão, Zéca Nazaré.






