As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Morre a empresária Charufe Nasser, aos 79 anos, no Hospital 28 de Agosto

Sem plano médico, Charufe precisou recorrer ao sistema público de saúde
14/11/25 às 16:54h
Morre a empresária Charufe Nasser, aos 79 anos, no Hospital 28 de Agosto

(Foto: reprodução)

A empresária Charufe Nasser, um dos nomes mais conhecidos da culinária amazonense, morreu nesta sexta-feira (14/11), aos 79 anos, no Hospital 28 de Agosto, em Manaus. Ela tinha procurado atendimento no início da semana após fortes dores no peito e na cabeça, ficou internada mas acabou não resistindo.

Charufe estava internada na área de decisão clínica do 28 de Agosto, relatando dores intensas de cabeça, ouvido e peito. Sem plano de saúde, ela dependia do atendimento público e de apoio de amigos, que tentavam encaminhá-la para uma unidade particular.


Leia mais

Mulher que cortou pênis do marido deixa a prisão, no interior de SP

Gaby Spanic mostra resultado de harmonização facial e surpreende seguidores


A empresária chegou a fazer um eletrocardiograma, que não apontou problemas cardíacos, mas as dores continuaram sem diagnóstico definido.

Quem era Charufe Nasser

Filha de família árabe, Charufe marcou a gastronomia regional com pratos tradicionais e muito sabor. Sua famosa tartaruga guisada ficou conhecida em toda a cidade e atraiu políticos, empresários, artistas e nomes da sociedade manauara. Entre os anos 1980 e 2000, comandou restaurantes que viraram ponto de encontro e se consolidou como banqueteira das principais festas e eventos de Manaus.

Sem plano médico, ela precisou recorrer ao sistema público de saúde, mas não teve o diagnóstico fechado a tempo.

O Governo do Amazonas emitiu uma nota de pesar pela morte de Charufe.

“O Governo do Amazonas lamenta, com pesar, a morte da empresária Charufe Nasser, nesta sexta-feira (14/11), aos 79 anos, em Manaus. Dona de vários restaurantes na capital nas décadas de 80, 90 e 2000, Charufe marcou a história recente do Amazonas ao criar pratos que uniam a tradição e o sabor da gastronomia regional.

Filha de família árabe, ganhou destaque com pratos como a famosa tartaruga guisada. Charufe também era escritora e lançou os livros a Sultana do Seringal, uma autobiografia romanceada e Banquete de Lendas, que aborda receitas, versos e histórias da culinária regional.

O Governo do Estado se solidariza com familiares e amigos nesse momento de dor.”