Manaus amanheceu, nesta segunda-feira (12/08) pelo terceiro dia consecutivo encoberta por fumaça.
De acordo com o app Selva, de vigilância ambiental, a qualidade do ar está “ruim” em bairros da zona Centro-Oeste e Centro-Sul, além de “muito ruim” em bairros da zona Sul de Manaus. Os níveis de poluição chegaram a 82.9 µg/m³, no Morro da Liberdade, e o ideal seria manter a qualidade do ar em ate 25 µg/m³.
Leia mais
Manaus fica encoberta por fumaça após queimadas no interior do Amazonas, diz prefeitura
Fogo descontrolado deixa cidade de Corumbá no Pantanal coberta por fumaça.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), a onda de fumaça ocorre devido às queimadas no interior do Amazonas. Apesar da forte chuva, neste domingo (11/08), a qualidade do ar na cidade não melhorou, conforme o app Selva.
Ainda de acordo com a Semmasclima, os dados do Inpe revelam que foram registrados 29 focos nos municípios da Região Metropolitana de Manaus: Manacapuru (9); Autazes (8); Careiro (5); Careiro da Várzea (5); Itacoatiara (2) e Manaquiri (1).
Além disso, a secretaria está monitorando a qualidade do ar e o município deverá adotar medidas visando resguardar a saúde da população.
Orientações
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta as pessoas que observem cuidados básicos nessa situação, como permanecer em ambientes fechados; manter-se bem hidratadas, especialmente crianças e idosos; dirigir carros com vidros fechados e ar-condicionado no mínimo, para evitar a entrada de fumaça; evitar exposição à fumaça em casa e sair só quando necessário.