Após aproximadamente 15 dias de fumaças provenientes de queimadas e onda de calor intensa, chuvas intensas atingem Manaus desde o início desta quinta-feira (23/11). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Amazonas está em situação de “Perigo Potencial”.
De acordo com dados do Inmet, a capital amazonense segue em alerta de ‘Perigo Potencial’, iniciado na quarta-feira (22/11). Manaus está na categoria de classificação amarela, que indica cautela, quando há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Saiba mais:
Manaus continua com “onda de fumaça” e nível do ar é considerado não saudável
Porém, o alerta caracteriza chuvas que variam de 30 ou até 50 milímetros por dia (mm), com ventos intensos variados entre (40 a 60 km/h). O Inmet informa ainda que o estado climático da região deve voltar ao normal na manhã de sexta-feira (24/11).
O instituto recomenda que se evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, que os cidadãos, não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o bairro mais atingido de Manaus atingido pela chuva foi Jorge Teixeira, na Zona Leste, com índice pluviométrico de 38,94 mm até as 06h46 m. Os dados do Cemaden são atualizados a cada 1 hora.
Ocorrências
Segundo a Defesa Civil, até as 08h19 nenhuma ocorrência tinha sido registrada através do 199.
Veja o vídeo: