Dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 21, revelam que Manaus ocupa o 5º lugar entre os municípios com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Os dados se referem ao ano de 2020 e colocam a capital do Amazonas subindo uma posição em relação ao ranking do ano anterior, quando ficou em 6º lugar.
O PIB é o total de riquezas, a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região. Os dados relativos ao PIB dos municípios são sempre divulgados com uma defasagem de dois anos.
Leia mais:
Setor hoteleiro estima ocupação de 100% durante Réveillon
Santander prevê PIB do AM acima da média regional
A capital amazonense fechou o ano de 2020 com um montante de R$ 91.768.773,00, o que representou participação de 1,2% no PIB nacional. Manaus superou Curitiba nesse novo levantamento e apresentou um PIB inferior apenas ao de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
Na região Norte, o PIB de Manaus é o maior dentre todos os municípios. E levando-se em conta o estado, a capital é responsável por 79,10% de toda a riqueza produzida no Amazonas.
Os dados também apontam que, no ano analisado, a principal atividade econômica de Manaus foi a indústria de transformação.