Mais de 29 mil atendimentos são registrados em dois dias de Carnaval

Evandro Seixas e Francisco Mourão / SES-AM
Cerca de 29,1 mil pessoas foram atendidas na rede de saúde de Manaus nos dois primeiros dias de Carnaval. Os números são dos dados da Saúde em Tempo Real da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e divulgados neste sábado (14/2).
Na quinta-feira (12/02) foram registrados 15.207 atendimentos nas unidades, enquanto na sexta (13/02) foram mais 13.966.
No posto médico do Sambódromo foram 16 atendimentos, dos quais seis, na primeira noite de desfile das escolas de samba do acesso B, e nove registros na segunda noite de apresentações do acesso A. A maioria relatou mal-estar e fadiga, com casos também de desidratação, intoxicação alcoólica e gripe.
Os atendimentos do posto médico da SES-AM seguem até amanhã (15/02), quando acontecerá o Bloco das Piranhas, e na terça-feira (17/02), durante o desfile do bloco Galo de Manaus, reforçando a estratégia de suporte à população ao longo de toda a programação carnavalesca.
Saiba mais:
Marinha abre inquérito para investigar causas e responsáveis por naufrágio no Encontro das Águas
Filiação ao PP deixa Tadeu de Souza livre para disputar o Governo do Estado em outubro
Equipe de saúde completa
O posto conta com equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, preparada para atendimento de intercorrências e, se necessário, encaminhamento à rede de urgência e emergência.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a rede estadual está estruturada para assegurar assistência integral à população durante todo o período carnavalesco, com mais de 15 mil servidores a cada plantão.
Foram registrados 180 acidentes de trânsito entre quinta e sexta-feira, sendo 82 na quinta-feira e 98 na sexta-feira. Do total, 111 envolveram motocicletas, seis foram com carros, sete foram atropelamentos e 56 corresponderam a outros tipos de ocorrências relacionadas ao trânsito.
A SES-AM segue monitorando os atendimentos e reforça o apelo à população para que adote uma postura responsável no trânsito. A orientação é evitar a combinação de álcool e direção, respeitar os limites de velocidade e utilizar equipamentos de segurança, como capacete e cinto de segurança, contribuindo para a redução de acidentes e a preservação de vidas.





