A Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (LIESA) publicou uma nota de repúdio contra a Prefeitura de Manaus alegando que a administração municipal desrespeitou o Carnaval ao marcar o Boi Manaus 2023 para o dia 2 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Samba.
Em nota, o presidente da LIESA, Roberto Simonetti, classifica como total desrespeito à cultura do samba e do carnaval de Manaus, por parte da Prefeitura. “É no mínimo barbeiragem estética para não dizer desinformação pública”.
Leia mais:
VÍDEO: policial viraliza por “melhor perseguição da história”
Vídeo: mulher é puxada pelos cabelos durante assalto
Roberto também apontou que a Prefeitura lançou edital informando que os valores do repasse às escolas de samba de Manaus para o carnaval 2024, serão os mesmos de 2022, ou seja, sem o reajuste acordado entre a LIESA e a Fundação Municipal de Cultura da capital (MANAUSCULT), em reunião ocorrida no dia 31 de julho de 2023.
“O descumprimento do acordo compromete o planejamento financeiro das escolas de samba e revela a face do desprezo que a atual gestão executiva do município tem para com os artistas de Manaus. Os eventos produzidos pela prefeitura revelam que basta “não ser de Manaus” para ganhar especial tratamento e um bom investimento por parte de quem mais deveria valorizar nossos talentos artísticos. A LIESA lamenta, mas, acredita que a força da democracia popular é justa para realocar na história, aqueles que não caminham com seu povo”, diz a nota.