A Justiça do Amazonas concedeu uma decisão liminar favorável, determinando que o Estado realize reformas necessárias nas escolas estaduais localizadas no município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus). A ação é para pedir providências acerca das unidades de ensino, que necessitam de reformas hidráulicas e elétricas, além de manutenção básica, e de aparelhos de ar-condicionado.
A decisão também estabeleceu uma multa diária de R$ 500,00 caso o Estado não cumprisse a determinação. No entanto, as obras ainda não foram iniciadas.
Leia mais:
MPAM pede mais fiscalização na venda ilegal de bebidas alcoólicas para menores em Barcelos
Exclusivo: denúncia de estagiários realizando vistoria veicular em Parintins é arquivada pelo MPAM
Desde julho de 2024, a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público vêm alertando sobre a situação crítica das escolas estaduais de Beruri. As unidades necessitam de reformas hidráulicas, elétricas e civis urgentes.
Telhados danificados, instalações elétricas expostas, infiltrações e falta de ventilação adequada são alguns dos problemas que tornam o ambiente escolar impróprio para o aprendizado e o trabalho. As fotos das escolas mostram um cenário de completo abandono, com estruturas comprometidas e salas de aula superlotadas.