O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e autarquia estadual, fiscalizou de janeiro até hoje 2.032 medidores convencionais. Desses, 36 foram reprovados contra o consumidor, o que gerou três autos de infração, sendo homologados dois processos nesta segunda-feira (21/03), no valor de R$ 400 mil. Quanto ao terceiro auto, a concessionária tem um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao instituto, pelos seis novos medidores reprovados no mês de março.
Segundo a concessionária de energia, existem mais de 950 mil medidores convencionais instalados em residências. E o Ipem continua fiscalizando a capital e o interior do estado, constatando irregularidades em Manaus e nos municípios de Presidente Figueiredo e Tefé.
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O diretor-presidente do Ipem, engenheiro Márcio André Brito, explicou que os resultados apresentados até hoje fazem parte do plano de trabalho pactuado com o Inmetro. Brito afirmou:
“Os resultados obtidos até o momento são frutos de um planejamento de trabalho feito pelo Ipem. E, por isso, nós seguimos com as fiscalizações. Aproveitamos para orientar a população que, caso haja dúvida no seu medidor de energia faça denúncia junto à Ouvidoria do Ipem no 0800 092 2020, para que a concessionária providencie a retirada e disponibilize esse medidor, a fim de o Ipem possa realizar a perícia na presença do consumidor”.
Relembre: A instalação de cerca de 13 mil novos medidores de energia elétrica do Sistema de Medição Centralizada (SMC) pela concessionária Amazonas Energia gerou uma grande insatisfação da população. A justiça determinou a suspensão da instalação desses novos medidores em 21 de janeiro deste ano.
Para garantir a confiabilidade dos medidores de energia, o Ipem desenvolveu uma metodologia para avaliar esses novos modelos SMC. Foram selecionadas amostras com 57 unidades consumidoras, onde o Ipem instalou um equipamento padrão para comparar se o medidor instalado pela concessionária apresentava algum prejuízo ao consumidor.
Esses equipamentos foram monitorados no período de 21 dias, o que corresponde aproximadamente a 70% do consumo mensal de uma residência. Após a análise, o Ipem identificou que não houve irregularidades nas amostras periciadas.
Qualquer cidadão que se sentir lesado ou desejar questionar a leitura do medidor de energia, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipen no 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou passar e-mail: ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br. Já a CPI da Energia Elétrica está à disposição para contato no número (92) 98466-8350 (WhatsApp), e e-mail: cpienergia@aleam.gov.br.