Ipeam vai oferecer 70 bolsas para mestrado e doutorado e fazer extensão universitária em Itacoatiara

Diretor do Censipam, general Richard Nunes; Cleusa Vieira, do MEC, general Marcos Amaro, ministro do GSI; ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, comandante do Exército, general Tomás Paiva, o senador Eduardo Braga, e o comandante do IME, general Juraci Galdino
Criado nesta sexta-feira (23), numa cerimonia em Brasília, o Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (Ipeam), que terá sede em Manaus, anunciou, neste sábado (23), que as operações práticas de ensino e pesquisa vão começar no segundo semestre deste ano com a oferta de 70 bolsas de estudos para estudantes de pós-gradução, de Mestrado e Doutorado, além de um polo de Extensão Universitária no muicípio de Itacoatiara, na região Metropolitana de Manaus (RMM).
O Ipeam nasceu como fruto de um acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação firmado entre o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Instituto Militar de Engenharia (IME), unidade do Exército instalada no Rio de Janeiro e que agora atuará em Manaus, sob o guarda chuva do Comando Militar da Amazônia e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.
Ontem, durante a assinatura do termo de cooperação, o Comandante do Exército, general Tomás Paiva, enfatizou o papel da integração interinstitucional no fortalecimento da soberania nacional e na elevação do nível tecnológico na região.
“Pela diversidade, preservação do meio ambiente, pelas riquezas naturais que temos, precisávamos elevar o nível tecnológico que temos na Amazônia e essa parceria vai nessa direção, é um braço do IME na Amazônia”, disse Paiva.
O comandante do IME, General de Divisão Juraci Galdino, destacou o envolvimento direto do instituto na consolidação da parceria e no desenvolvimento de pesquisas estratégicas na região amazônica.
“O IME está de corpo e alma envolvido nesse projeto, tanto que se diz que é o IME em Manaus, inicialmente com um programa de extensão, com programas de mestrado e doutorado em parceria com o IME no Rio de Janeiro e universidades locais, além da realização de pesquisas em temas estratégicos para o Exército e para a defesa”, afirmou Galdino.
Saiba mais:
Exército lança nesta sexta-feira o Instituto de Pesquisas da Amazônia, em Manaus
Comando de Fronteira do Solimões realiza Operação Escudo na faixa de fronteira do Amazonas
Interlocução politica garante investimento inicial
O senador Eduardo Braga (MDB) anunciou que vai destinar recursos de parte das emendas parlamentares que tem direito de fazer ao Orçamento Geral da União para garantir o suporte financeiro necessário para que o Instituto Militar de Engenharia possa se estabelecer no estado. Segundo o parlamentar, a presença do Ipeam traz a pesquisa para onde o desafio está, evitando que as soluções para a Amazônia sejam decididas longe da região.
“Sempre afirmei que as duas melhores escolas de engenharia do Brasil são o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e o IME. O Ceará conquistou o ITA, e nós, de forma silenciosa e focada, trabalhamos para levar essa excelência do IME para o Amazonas”, destacou Braga.






