Um grupo de indígenas composto por representantes de várias etnias fez uma manifestação esta manhã, dia 27, na sede da Fundação Estadual do Índio (FEI), localizada no Centro de Manaus. Eles ocupam a sede da fundação há cinco dias.
A reivindicação do grupo é por um maior orçamento para a FEI. Segundo eles, o orçamento atual da instituição, de R$ 8 milhões, precisa ser elevado para R$ 100 milhões.
O cacique Melquides Cambeba, um dos líderes do movimento indígena, falou à Onda Digital a respeito da manifestação e seu objetivo:
“Precisamos de um maior orçamento pra que os projetos sejam aprovados. Sem recurso não vai ter como o secretário da FEI atender nossas demandas, de vários povos e aldeias ao longo do Solimões. Queremos marcar uma reunião com o governador Wilson Lima. Já temos projetos nas aldeias com 5 anos, 8 anos de espera e não conseguem ser executados”.
Leia mais:
Yanomamis recebem alta e retornam para terra indígena
Articulação de indígenas indica Vanda Witoto para comando da Funai-AM
Os manifestantes enviaram um abaixo-assinado até a sede do Governo do Amazonas, solicitando audiência com o governador.
Em nota, a FEI informa que recebeu os representantes dos indígenas na manhã desta segunda-feira (27) e reforça que mantem diálogo com associações e lideranças; e que o Governo do Estado está de portas abertas para atender demandas das comunidades indígenas.