As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Idosos entram na era digital, mas é preciso redobrar a segurança on-line

A tecnologia e a inteligência artificial oferecem oportunidades únicas para os idosos se conectarem, aprenderem e se divertirem
18/10/25 às 18:00h
Idosos entram na era digital, mas é preciso redobrar a segurança on-line

(Foto: IA)

Quem disse que internet é só para os jovens? Cada vez mais, os idosos estão explorando redes sociais, aplicativos e até ferramentas de inteligência artificial, como assistentes virtuais ou aplicativos que estimulam a memória e o aprendizado. Essas ferramentas aproximam, ensinam e fortalecem a autonomia, além de manter a mente ativa e proporcionar momentos de diversão.

A psicóloga Clene Aragão, especialista em Neuropsicologia, reforça os benefícios dessa tecnologia.

“Quando os idosos usam as redes sociais ,aplicativos e inteligência artificial,eles não estão só mexendo em tecnologia, estão se aproximando de quem amam, aprendendo coisas novas e se sentindo parte do mundo. Essas interações ajudam a diminuir a solidão, fortalecem os laços com a família e amigos, e estimulam a mente e dão mais confiança para viver com autonomia e alegria.”, explica.

Mas, junto com as oportunidades, surgem riscos. Criminosos têm se aproveitado da vulnerabilidade de pessoas mais velhas para aplicar golpes financeiros. Entre os mais comuns estão o estelionato sentimental, quando alguém cria um vínculo virtual para pedir dinheiro, e o golpe do falso parente, em que o criminoso se passa por filho, neto ou outro familiar.

Entre janeiro e setembro de 2025, a Polícia Civil do Amazonas registrou 264 casos de crimes financeiros contra idosos, sendo 148 por estelionato e 116 por apropriação de bens.

Segundo Clene Aragão, esses golpes podem gerar impactos emocionais sérios.

“Por outro lado, situações de golpes ou fraudes on-line podem abalar profundamente os idosos, gerando sentimentos de vergonha, medo, culpa e desconfiança. Eles se sentem enganados e vulneráveis, perdendo a confiança em si mesmo e nos outros. Isso muitas vezes afeta a autoestima, aumenta a ansiedade e pode levá-los ao isolamento por medo de novos riscos. A família é importante para conversar e explicar esses ricos aos idosos. Forma uma rede de proteção para eles.”, destaca.


Leia mais:

VÍDEO: ‘Cachorro’ e ‘Nenem’ trocam acusações e dão 2 versões sobre morte de grávida em Manaus

VÍDEO: Motociclista fica ferido após tentar desviar de buraco em Manacapuru


(FOTO: IA)

Para se proteger, os especialistas recomendam confirmar sempre pedidos de dinheiro com familiares ou pessoas de confiança, ligar para o número antigo do familiar em caso de suspeita de golpe do falso parente, observar sinais de relacionamentos virtuais suspeitos e acompanhar o uso de aplicativos e transações digitais pelos idosos.

A tecnologia e a inteligência artificial oferecem oportunidades únicas para os idosos se conectarem, aprenderem e se divertirem. Com atenção e prevenção, é possível aproveitar todos os benefícios do mundo digital com segurança.

Como denunciar golpes?

Denúncias de crimes financeiros contra idosos podem ser feitas na Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), na Delegacia Virtual ou pelos canais 197, (92) 3667-7575, 181 ou Disque 100.