Ano letivo de 2026: Educação inicia reordenamento de estudantes

(Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)
A rede pública estadual deu início, nesta quarta-feira (7/1), ao processo de reordenamento escolar para o ano letivo de 2026. A medida envolve estudantes de unidades que não oferecem continuidade de ensino e prevê o encaminhamento automático para outras escolas da rede.
Nessa etapa, cabe às próprias escolas informar aos pais ou responsáveis para qual unidade o aluno foi direcionado, garantindo a continuidade dos estudos no próximo ano. Para confirmar a vaga, é obrigatória a entrega da documentação na nova escola nos dias 8 e 9 de janeiro de 2026.
A Secretaria de Educação alerta que a não apresentação dos documentos dentro do prazo faz com que a vaga volte ao sistema, podendo ser ocupada por outro estudante durante o período de matrícula de novos alunos.
Mesmo nos casos em que os responsáveis não concordem com a escola definida no reordenamento, a orientação é que a matrícula seja confirmada. Segundo a Gerência de Matrículas, essa etapa é essencial para assegurar uma vaga na rede pública em 2026.
A gerente de Matrículas da Secretaria de Educação, Irlanda Araújo, explica que, após a confirmação, os pais poderão solicitar mudança de unidade durante o período oficial de transferências, previsto para os dias 14 e 15 de janeiro, desde que haja disponibilidade de vagas.
Documentos necessários
Para confirmar a matrícula, os responsáveis devem apresentar:
-
Documento oficial de identificação do estudante
-
CPF e RG (para alunos do ensino médio)
-
Comprovante de residência
-
Duas fotos 3×4 recentes
-
Cartão de vacinação
-
Comprovante de escolaridade (declaração ou histórico)
- Documento oficial do responsável legal, no caso de menores de idade
Leia mais:
AM abre mais de 280 mil vagas para novos alunos em 2026; veja datas e como garantir matrícula
Matrículas 2026: Prefeitura de Manaus publica edital para vagas em creches
O calendário completo de matrículas pode ser consultado no site matriculas.am.gov.br.
Entre os dias 12 e 13 de janeiro, ocorre o atendimento a estudantes com deficiência. Já as transferências entre alunos da rede acontecem nos dias 14 e 15. A matrícula de novos alunos será realizada de 16 a 20 de janeiro, e o atendimento a retardatários começa a partir do dia 21.
Atendimento
Dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento, por meio do telefone 0800 092 5050, que também funciona via WhatsApp, além do e-mail seduc.atende@educacao.am.gov.br. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.






