Hospital Delphina Aziz realiza cinco transplantes renais em menos de 24 horas

Foto: Divulgação
O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz realizou, na quinta-feira (18/12), cinco transplantes renais em menos de 24 horas, consolidando mais um marco histórico para a saúde pública do Amazonas. A unidade, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
“De forma inédita o Hospital Delphina Azi realizou cinco transplantes de rim em um único dia, consolidando a unidade como referência em procedimentos de alta complexidade e que demonstra que todo o trabalho que estamos realizando para transforma a Saúde do Amazonas tem sido eficiente. Resultados como esse nos impulsionam a continuar trabalhando para salvar vidas e proporcionar dignidade para a nossa população”, comentou o governador Wilson Lima em uma rede social.
De acordo com a SES-AM, a realização dos transplantes envolveu uma ampla logística interestadual, com órgãos provenientes de duas pessoas do Ceará, duas de Pernambuco e uma da Paraíba, demonstrando a integração da rede nacional de transplantes e a força do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais
Jovem resgatado de carro que caiu em igarapé morre em hospital de Manaus
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que esse é um marco que demonstra a capacidade técnica, a organização e o compromisso da rede estadual de saúde.
“O Hospital Delphina Aziz mostra, mais uma vez, que o Amazonas tem estrutura, profissionais qualificados e gestão eficiente para oferecer procedimentos de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde. Cada transplante representa uma vida transformada e reafirma o compromisso do Governo do Amazonas em garantir acesso, dignidade e esperança às famílias amazonenses”, ressalta a secretária.
O resultado foi possível graças à atuação integrada de uma equipe multiprofissional altamente especializada, envolvendo profissionais do ambulatório de transplantes, centro cirúrgico, enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), setores de apoio diagnóstico e áreas administrativas. O trabalho coordenado garantiu segurança, agilidade e qualidade em todas as etapas do processo, desde a captação dos órgãos até o acompanhamento no pós-operatório imediato.
De acordo com Juan Brañez, um dos médicos responsáveis pelos procedimentos, os transplantes foram realizados em pacientes com quadros clínicos complexos, muitos deles sem mais possibilidade de seguir em tratamento dialítico devido à falta de acesso vascular. “Eram pacientes em situações extremamente delicadas, que já não tinham condições de continuar a diálise. Mesmo diante desse cenário desafiador, os cinco transplantes foram realizados com sucesso, sem nenhuma complicação, e todos os pacientes seguem em recuperação na UTI, com evolução satisfatória”, observa.
Os cinco transplantes representam vidas transformadas e o fortalecimento da política estadual nessa área. O desempenho alcançado evidencia a capacidade operacional do Hospital Delphina Aziz, que alia tecnologia, gestão eficiente e cuidado humanizado.
A unidade segue cumprindo seu papel estratégico dentro do SUS, ampliando o acesso da população a procedimentos de alta complexidade e reafirmando o compromisso do Governo do Amazonas com uma saúde pública cada vez mais resolutiva, qualificada e voltada à preservação da vida.






