O jornalista e escritor Cláudio Barboza lançou nesta quarta-feira (11/12) seu novo livro, intitulado ‘Amazonino e Outras Histórias’. O evento ocorreu na Biblioteca do ICBEU, no Centro de Manaus, e contou com uma noite de autógrafos com o autor.
A obra, publicada pela Editora Atena, terá toda a renda de vendas revertida para o Projeto Aconchego, que apoia mães em situação de vulnerabilidade. O livro físico custa a partir de R$ 40, enquanto a versão online está disponível no site da editora.
Em seu livro, Barboza narra diversas histórias e acontecimentos que marcaram sua trajetória, incluindo relatos de sua atuação nas redações de jornais, assessorias e projetos em que esteve envolvido.
No livro é relatado um dos episódios mais marcantes, a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), durante uma viagem a Cuba com o ex-governador Amazonino Mendes. O jornalista acompanhava a viagem, relata com detalhes o processo que levou à fundação da universidade. A versão digital do livro também está disponível para compra no site da Editora Atena, facilitando o acesso ao conteúdo para leitores de todo o Brasil.
O autor ganhou dois Prêmios Esso de Jornalismo, a mais importante honraria da comunicação nacional e coleciona outras conquistas, como o Prêmio Suframa e Prêmio Banco do Estado do Amazonas.
Leia mais:
Com apoio de Cidade, sobrinha de Amazonino tenta vaga na CMM
Último adeus: UEA presta homenagem a Amazonino Mendes
Claudio Barboza destacou que o livro tem, também, o objetivo de repassar conhecimento às novas gerações de jornalistas sobre a imprensa regional no período que antecede a internet.
“Qual é a minha intenção com o livro? É que as novas gerações tenham informações de como era o jornalismo impresso na época que o impresso dominava. E como era o processo da informação, da comunicação. Que isso sirva como referência”, disse o jornalista.
O valor adquirido pela obra impressa será revertido em doação ao Projeto Aconchego, por cada exemplar. A chave Pix para aquisição é o CNPJ da instituição, 37.647.512/0001-54. O livro está disponível em formato e-book, gratuitamente, no link.
O panorama histórico não deixou de ser relatado por Cláudio Barboza, que busca detalhar o contexto de cada caso contado, para que o leitor compreenda em que tempo se deu e como se apresentavam os cenários nos quais vivia o personagem, buscando aprimorar o senso analítico do leitor.