Desmatamento caiu 31% em setembro, afirma Governo do Amazonas

Wilson Lima apresentando balanço de ações ambientais (Foto: Alex Pazuello/Secom).
Nesta sexta (10/10), o Governo do Amazonas apresentou um balanço das ações de combate a incêndios florestais, proteção civil e monitoramento ambiental no estado. O governador Wilson Lima anunciou redução de 31% no desmatamento em setembro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Wilson Lima afirmou:
“Tivemos redução nos focos de calor, no período entre janeiro e setembro deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, de 85%. Do total de incêndios, 66% são em áreas federais, que inclui glebas, assentamentos, terras indígenas e unidades de conservação; e só 13% em terras do estado”.
Veja abaixo:
Leia mais:
Combate ao desmatamento: Ipaam aplica mais de R$ 30 milhões em multas em três municípios do AM
Além disso, durante a exposição dos dados, foi destacada a expansão das bases do Corpo de Bombeiros no interior. O governo apresentou o mapa das novas estruturas de combate a incêndios. Atualmente, o Corpo de Bombeiros possui 11 grupamentos no interior, e a meta é chegar a 32 até o início de 2026, um aumento de 190%. Até o fim deste ano, devem ser inauguradas mais cinco bases, com outras cinco previstas para o início do próximo ano.
O Monitor da Seca indica que o Amazonas enfrenta, em 2025, uma estiagem de leve a moderada, bem diferente do cenário extremo registrado em 2023 — considerado o mais severo da história. No momento, 39 municípios estão em condição de normalidade, 11 em estado de atenção, seis em alerta e seis em emergência. A estimativa é de que entre 6 e 10 municípios sejam diretamente impactados, afetando cerca de 31 mil famílias.
Para os próximos meses, a previsão é de chuvas dentro da média, podendo ficar um pouco acima da normalidade na região sudoeste do Amazonas, entre novembro e dezembro. O governo já iniciou ações preventivas de apoio aos municípios que poderão ser afetados pelas cheias, embora a expectativa seja de uma subida dos rios de leve a moderada.
